quinta-feira, 28 de abril de 2011

Santuário de Sta Luzia comemora Semana Santa com extensa programação


Dentro do Santuário de Sta Luzia o Padre Juciano
celebrou a Missa da Ressurreição de Cristo
ao lado da Imagem de N. Sra.

A Pastoral da Juventude interpretou o nascimento,
vida, morte e ressurreição de Jesus Cristo
na Cantata da Páscoa realizada dentro do Santuário.

A Procissão da velas entrando
no Santuário de Sta Luzia.
*A Paróquia de Sta Luzia, Sede do Santuário da Padroeira de Carangola, situado na Pça Coronel Maximiano, em Carangola, promoveu, no período de 17 a 24 de abril, extensa programação em comemoração à Semana Santa.
No dia 17, Domingo de Ramos e da Paixão do Senhor, realizou-se o Dia da Coleta da Solidariedade, classificado pela comunidade católica como gesto concreto coletivo.
Fundamentada na Campanha da Fraternidade 2011, intitulada "Fraternidade e a Vida no Planeta", durante todos os dias nas Missas e Celebrações o tema foi lembrado.
Fiéis carregam as imagens de N. Sra das Dores
e  de  N. Sr.  dos Passos após a Procissão do encontro.
Ainda no dia 17 aconteceu Missa no Santuário e a Procissão de Ramos, onde cada comunidade saiu com ramos até a Praça do Santuário, onde aconteceu a Bênção dos ramos.
Na segunda feira (18), aconteceu, no Santuário, com início às 19 horas, a Celebração da Misericórdia com as famílias, a qual foi celebrada pelo Padre Antônio Feliciano - Toninho. Um momento de grande comoção e introspecção da comunidade católica.
A terça-feira Santa teve em sua programação encontro e Novena da Sagrada Face, a Celebração Eucarística com os idosos e enfermos que reuniu centenas deles em busca da cura e do alento naquele Santuário que é um local de indulgência. Ainda no dia 19 aconteceu a Celebração da Misericórdia com os adolescentes e jovens.
No dia 20 uma procissão com a Imagem de Nosso Senhor dos Passos saiu da comunidade do Rosário enquanto outra com N. Sra das Dores saía da Escola Regina Pacis encontrando-se ambas no Santuário de Sta Luzia, na Procissão do Encontro, onde, a seguir, aconteceu uma Celebração.
A Missa da Bênção dos Santos Óleos (catecúmenos) crisma e enfermos abriu a programação da quinta-feira Santa enquanto  na Diocese de Cataringa acontecia o Dia da Eucaristia e do Sacerdócio com a celebração da Missa da Unidade Diocesana. No Santuário aconteceu a Cerimônia do Lava-Pés e a Trasladação do Santíssimo Sacramento e após a Missa houve a Adoração ao Santíssimo tendo a programação se estendido até as 24 horas com a participação de fiéis das comunidades dos setores Santa Emília, Rosário e Centro.
Fiéis carregando o Senhor dos Passos
Na sexta-feira Santa não houve Missa pois "o Sacrifício lembrado na Missa se realiza em Jesus Crucificado", tendo sido relembrada na Liturgia das 15 horas a morte de Jesus. Foi um dia de jejum e penitência e às cinco horas da manhã aconteceu a Via Sacra "A criação geme em dores de parto" que saiu da Igreja Senhor Bom Jesus (Coroado/Eldorado) 1ª Estação, até a chegada ao Santuário de Sta Luzia, 15ª Estação. Neste dia aconteceu ainda a Cerimônia da Paixão e Morte do Senhor e a Cerimônia da Descida da Cruz.
Vigília Pascal e dia de recolhimento e silêncio marcaram o Sábado Santo.
No domingo, dia da Ressurreição do Senhor, aconteceram Missas Às 7, 9 e 18 horas e também a realização da Procissão do Triunfo de Nossa Senhora.
Encerrando a Semana Santa, aconteceu uma Cantata da Páscoa promovida pela Pastoral da Juventude que também encenou o nascimento, vida, morte e ressurreição do Senhor. Durante toda a semana, milhares de fiéis participaram da programação no Santuário de Sta Luzia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário