quinta-feira, 28 de abril de 2011

Região tem as mais belas paisagens para o Cicloturismo e Mountain Bike

Entre a mata e o córrego, em Carangola.

Na divisa entre Carangola e Faria Lemos.


*Milhares de quilômetros de trilhas e estradas rurais nos Municípios de Tombos, Pedra Dourada, Faria Lemos, Espera Feliz, Carangola, Caiana, Caparaó e Alto Caparaó, além de cachoeiras, fazendas centenárias, reservas naturais, patrimônios históricos, culturais e geográficos aliados a uma beleza cênica muito especial fazem parte de um contexto próprio para a prática de cicloturismo e mountain bike.
Eventos como o Bike Luz, Bike Trilhas e Ecotrilhas já são marca registrada e de sucesso entre os cicloturistas e praticantes do mountain bike que ano a ano vem aumentando graças, principalmente, à estrutura natural dos Municípios onde tais eventos são desenvolvidos.
Serra dos Lima, em Alvorada.
O Município de Carangola é, dentre todos, um dos que possuem maior potencial para a prática do esporte, tendo em vista estar situado em um vale cercado por montanhas e trilhas, sem contar com suas comunidades rurais e Distritos como Lacerdina, Papagaio, Alvorada, Barroso, Ponte Alta, Serra da Galdina, Conceição, Serra da Suíça, Parada General entre outros, todos com grandes potenciais para o desenvolvimento do cicloturismo e mountain bike.
Ciclista faz uma  saudação
às montanhas da região.
Com tamanho potencial para o desenvolvimento principalmente do mountain bike, a região tem tudo para se tornar um dos lugares mais procurados do Brasil, quiçá do mundo, com a criação da maior rota de mountain bike do mundo, segundo considerações feitas por Albino Neves, Presidente da Associação Brasileira dos Amigos do Caminho da Luz - ABRALUZ-, entidade responsável pela manutenção do Caminho hoje considerado um dos mais importantes caminhos de peregrinação do Brasil e conhecido nacional e internacionalmente. O Presidente disse que já há alguns anos vem fazendo levantamento das trilhas da região, mapeando-as, e acredita que seja possível implantar uma rota com mais de cinco mil quilômetros.
O Bike Luz é um evento promovido anualmente pela ABRALUZ em parceria com o Clube de Cicloturismo do Brasil, uma das entidades mais conceituadas no país na área do cicloturismo, o que representa uma importante porta de entrada para a prática do cicloturismo na região.
O Caminho da Luz, onde é praticado o Bike Luz, é o único roteiro na região em que o cicloturista ou praticante de mountain bike, independente de orientação por GPS, pode ser percorrido em qualquer época do ano pois é todo sinalizado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário