terça-feira, 19 de abril de 2011

Lazer e devoção juntos

País conta com 344 municípios com oferta de Turismo Religioso. Desses, 177 possuem calendário de eventos à fé

Brasília, DF (19/04/2011)– A fé que move montanhas também motiva milhares de turistas em busca de lugares sagrados, festas religiosas, retiros espirituais, peregrinações, romarias. Anualmente, no Brasil, são realizadas 8,1 milhões de viagens domésticas com finalidade religiosa. Além disso, o país recebe ao ano 25 mil turistas estrangeiros movidos pela fé. 
Segundo dados preliminares do mapeamento do Turismo Religioso, realizado pelo Ministério do Turismo (MTur), existem, no país, 344 municípios com oferta de Turismo Religioso. Desses, 177 possuem calendário de eventos religiosos. O levantamento identificou 96 produtos turísticos, prontos para comercialização, de norte a sul do país. 

“As festas religiosas são fortes expressões da cultura brasileira. O Brasil é o maior país católico do mundo. Essas características podem e devem ser usadas em nosso favor para atrair turistas”, ressalta a secretária nacional de Políticas de Turismo, Bel Mesquita. E, enfatiza: “O segmento é, sem dúvida, além de promissor, uma excelente estratégia de diversificação da oferta turística brasileira como os eventos da Semana Santa”.

O turismo religioso caracteriza-se pelas atividades turísticas decorrentes da busca espiritual e da prática religiosa em espaços e eventos relacionados às religiões institucionalizadas. O segmento é – juntamente com o Turismo Cívico, o Turismo Étnico e o Turismo Místico e Esotérico – um dos nichos do Turismo Cultural no Brasil.

Destinos da fé – O Brasil conta hoje com destinos já consolidados no segmento de Turismo Religioso. O Círio de Nazaré, em Belém (PA), por exemplo, reúne mais de 1,5 milhão de pessoas para homenagear Nossa Senhora de Nazaré. O evento é considerado uma das maiores festas religiosas do mundo. Juazeiro do Norte (CE) recebe cerca de 2 milhões de devotos do padre Cícero por ano. 

Os devotos da padroeira do Brasil, Nossa Senhora Aparecida, movimentam a cidade de Aparecida (SP) durante todo o ano. A cidade é conhecida como a capital das romarias. Já no Sul do país, Nova Trento (SC), cidade de Madre Paulina – beatificada pelo Papa João Paulo II, em 1991 – atrai cerca de 20 mil peregrinos por mês. Além disso, as cidades barrocas mineiras e baianas, como Ouro Preto, Mariana, Congonhas do Campo e Salvador, também recebem turistas motivados pela fé.
 ASCOM

Nenhum comentário:

Postar um comentário