quarta-feira, 13 de abril de 2011

Profissionalização de funcionários do Arquivo

*O Arquivo Histórico Municipal de Carangola é a Instituição responsável por acolher, tratar, conservar e disponibilizar à sociedade documentos públicos e particulares que possuam valor social, econômico, político e cultural de uma sociedade.
Através de um projeto iniciado em 2004, que tinha por objetivo a reorganização do acervo do Arquivo Histórico Municipal de Carangola, a idéia de uma profissionalização de funcionários do acervo foi colocada em prática, tendo uma Coordenadora e dois Estagiários. Porém, sem o apoio das Instituições responsáveis, não foi possível dar seguimento às propostas de melhoria do Arquivo do Município.
Neste ano de 2011, com o intuito de melhorar o trabalho em prol da cultura carangolense, a Prefeitura Municipal de Carangola, em conjunto com a Secretaria de Cultura, nomearam o Professor de História Randolpho Radsack para as atribuições de Chefe do Arquivo Histórico Municipal para executar, finalmente, a devida organização que o acervo de nossa cidade merece.
Dentre as primeiras medidas tomadas pela nova Direção, juntamente com os funcionários Julio Henrique e Geraldo Lima, está a apresentação de propostas às Escolas Públicas e Particulares para que os alunos do ensino médio contribuam e participem na reorganização do acervo. Os alunos que se disponibilizarem para esse projeto, receberão treinamento de conservação, restauração e catalogação de documentos históricos, além de serem beneficiados por esse trabalho de extensão.
Segundo o chefe do Arquivo, além da organização física, foi criado um banco de dados para receber e sistematizar todas as informações dos documentos do acervo, tais como: processos judiciais, jornais, revistas, livro de notas, registro de compra e venda de escravos, mapas, etc. Além da sistematização, a nova Direção visa seguir todas as normas propostas pelo Arquivo Nacional, no intuito de profissionalizar o acervo da cidade.
''É preciso aproximar o povo de sua História. Não devemos aprender somente o que o livro didático tradicional impõe, mas sim as informações sobre nossa própria origem, enquanto região. O Arquivo possibilita isso, pois aqui estão todos os registros da nossa cidade''. Informa o Prof. Randolpho Radsack.
Além da reorganização, o Arquivo disponibilizará em breve um banco de dados com uma busca sobre a imigração no Brasil, aonde o cidadão poderá consultar a origem de sua família e como a mesma chegou ao país.
O Arquivo, que será reinaugurado em breve, possui um grande centro de documentação e sala de pesquisa com computadores pra consulta e toda a estrutura para pesquisa.
As visitas estão disponíveis de segunda a sexta, das 08:00 ás 11:00 horas e das 13:00 ás 17:00 horas, na Rua Antônio Marques, 231 - Centro em Carangola - MG. O telefone para contato é 32-3741-7884.

Nenhum comentário:

Postar um comentário