sexta-feira, 1 de abril de 2011

Milhares de fiéis participam das comemorações do 33º Jubileu de Sta. Luzia



*Realizado no período de 3 a 13 de dezembro/2010, o 33º Jubileu de Sta. Luzia, Padroeira do Município de Carangola, teve como tema "o pior cego é aquele que não quer enxergar (Jo 9,13-41)" e contou com a participação dos Padres José Flávio Garcia, Paulo Carrara, Ronaldo Patrício, Geraldo Rogério, José Pereira de Souza, Manoel Godoy, Edimilson José da Silva, Admilson Tadeu Quirino, Eli da Terra Cristo, José de Fátima Rosa, Toninho, Edmilson e Juciano, além dos Bispos D. Odilon Moreira e D. Hélio Gonçalves Heleno.
Os onzes dias de comemoração pelo Jubileu foram repletos de Celebrações Eucarísticas, Bençãos Especiais, recepção festiva das Imagens, Novenas, Orações do Terço, Reflexões, Procissões e diversos outros atos religiosos que trouxeram à Matriz de Sta. Luzia milhares de fiéis, vindos de diversos Municípios da região.
Durante sua estada na abertura do Jubileu, D. Odilon Moreira falou sobre a importância do Jubileu que tem a aprovação da Igreja e a graça de Deus, e que representa um momento de indulgência, sendo a Matriz revestida de um privilégio por ser um Jubileu.
D. Odilon lembrou também que o cego de espírito não tem a visão verdadeira do Caminho para chegar a Jesus Cristo.
Já no dia da Padroeira a programação foi intensa, tendo seu início às 6h com a Alvorada realizada pela Lira 21 de Abril, seguida de uma Celebração Eucarística presidida pelo Pe. Toninho e concelebrada pelos Padres presentes.
O Bispo Diocesano de Caratinga, D. Hélio Gonçalves Heleno, presidiu, às 9:30h. a Celebração Eucarística, a qual foi concelebrada pelo Pe. Eli da Terra Cristo que, em sua pregação, falou sobre a vida e o martírio de Sta. Luzia. D. Hélio lembrou que Sta. Luzia nos deu exemplo, perdoando as pessoas que lhe tiraram a vida, enquanto Pe. Toninho e todos os Padres presentes ouviam, nos arredores da Igreja, as confissões dos fiéis para que este tivessem a indulgência.
Após a celebração D. Hélio, Pe. Toninho e demais Padres e fiéis participaram da Benção ao Monumento do 33º Aniversário do Jubileu de Sta. Luzia, construído na porta da Igreja Matriz, doado pela ABRALUZ e esculpido pelo Escultor Afonso Barra, tendo acontecido naquele momento o anuncio do reconhecimento Papal do Santuário de Sta. Luzia, ocasião em que estiveram presentes também o Prefeito de Carangola, Patrick Drumond, os Vereadores Joel Maia, Ronaldo Detetive e Luciano Amaral.
D. Hélio, após proceder com os Ritos Canônicos, ao lado dos Padres Toninho, Juciano e Edmilson, solicitou ao Pe. Jamir Pedro Sobrinho, Reitor do Seminário N. Sra. do Rosário, da Diocese de Caratinga, que desse a Benção ao Monumento, lançando água benta sobre o mesmo..
Após a Benção ao Monumento aconteceu no Santuário de Sta. Luzia, a primeira Celebração da Benção sobre os olhos, desta feita presidida pelo Pe. Edmilson e concelebrada pelos Padres presentes. A segunda Celebração da Benção sobre os olhos foi presidida pelo Pe. Juciano às 16h e concelebrada pelos Padres presentes.
Centenas de cavaleiros receberam a benção na porta do Santuário de Santa Luzia, benção esta que teve a participação dos Pe. Toninho e Juciano.
Após a benção aos cavaleiros, nas dependências do Carangola Tênis Clube, no salão Jonas Esteves Marques, o almoço em homenagem à Padroeira Sta. Luzia.
Sob a Presidência do Pe. José de Fátima Rosa aconteceu, às 14h, a Celebração Eucarística com os Romeiros e às 17h a Oração do Terço, tendo como responsáveis os Homens com Cristo - Terço de N. Sra. de Fátima.
O término das comemorações do 33º Jubileu do Santuário de Sta Luzia aconteceu com uma Procissão Luminosa com a Imagem de Sta. Luzia, saindo da Igreja Matriz, passando pela Rua Sta. Luzia, contornando a Praça Governador Valadares, retornando pela Rua Pedro de Oliveira, até contornar a Praça Cel. Maximiano, e adentrar na Igreja Matriz, onde aconteceu a Celebração Eucarística de encerramento, com a presença dos Pes. da Paróquia, Toninho, Edmilson e Juciano Aparecido. www.caminhodaluz.org.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário