sexta-feira, 1 de abril de 2011

ABRALUZ anuncia data do Bike Luz 2011 e da 11ª Caminhada Coletiva

*Em reunião realizada no final do mês de dezembro, onde foi feita uma avaliação do trabalho desenvolvido pela Associação Brasileira dos Amigos do Caminho da Luz - ABRALUZ, durante o ano de 2010, foi anunciada a data do Bike Luz 2011 que, pelo 3º ano consecutivo, será realizada pela ABRALUZ e pelo Clube de Cicloturismo do Brasil, conforme acordado por Albino Neves, Presidente da ABRALUZ, e Rodrigo Teles e Eliana Garcia, dirigentes do Clube. O Bike Luz acontecerá de 3 a 6 de julho e a programação e custo estarão no site www.caminhodaluz.org.br até o fim do mês de março, sendo que as vagas serão limitadas.
Com relação à 11ª Caminhada Coletiva oficial, esta acontecerá no período de 17 a 24 de julho, tendo em vista que todo 3º domingo do mês de julho, de acordo com a Lei Estadual número 16.656/2007 assinada pelo ex-Governador Aécio Neves, é o "Dia do Caminho da Luz". Também a Lei Municipal de Tombos número 1.424 assinada pelo Prefeito Ivan Carlos de Andrade, institui o 3º domingo do mês de julho como data oficial no calendário turístico de Tombos, ocasião em que comemora o início da Caminha Coletiva do Caminho da Luz.
Também a programação e custos da 11º Caminhada Coletiva, que estará comemorando 10 anos em que o jornalista e escritor Albino Neves criou o Caminho da Luz, o Caminho do Brasil, será colocada no site até o final do mês de julho.
Durante a reunião o Presidente da ABRALUZ destacou que 2010 foi um ano muito importante para o Caminho da Luz e toda a região, não só pelas dezenas de páginas de reportagens publicadas em jornais e revistas de todo país de significativa importância e nem pelos peregrinos, ciclistas e caminhantes que percorreram a rota de peregrinação no decorrer daquele ano e nem pelo veículo recebido por doação da Anglo American, mas principalmente pela construção e inauguração de 4 Monumentos esculpidos pelo Escultor Afonso Barra. O primeiro na base da Cachoeira de Tombos, homenageando os índios, primeiros peregrinos do Caminho da Luz, há séculos passados, quando também foi homenageado o indigenista Itatuitim Ruas que deu nome ao Monumento, bem como à Marinha do Brasil, como guardiã das águas e à Secretaria de Estado de Meio Ambiente, como guardiã do Meio Ambiente em Minas Gerais.
O segundo Momumento foi esculpido na entrada de acesso à Gruta da Pedra Santa, homenageando a Padroeira da Gruta e de Catuné, N. Sra de Lourdes e a peregrina mulher, sendo que ambos os Monumentos receberam a benção do Pe. Francisco Célio da Rocha.
Já o terceiro Monumento foi esculpido à frente da Igreja de São José, padroeiro da cidade de Pedra Dourada, e a única Igreja em estilo gótico em toda a região. Lá foi esculpido São José (O carpinteiro), dando a Benção a um peregrino estrangeiro.
Em Carangola foi esculpido o 4º Monumento, desta feita na porta da Igreja de Sta Luzia, local determinado pelo Pe. Antônio Feliciano - Toninho. Ali foi esculpida uma réplica da Sta Luzia que se encontra no interior da Igreja, abençoando um peregrino deficiente visual, peregrino esse que simboliza todos os peregrinos deficientes físicos que percorrem a via de peregrinação que tem início na cidade de Tombos e passa por Catuné, Agua Santa, Pedra Dourada, Faria Lemos, Carangola, Caiana, Espera Feliz, Galiléia (Caparaó), Alto Caparaó e termina no Pico da Bandeira, a montanha Sagrada do Brasil, onde há séculos os índios rendiam graças ao deus Rudá, a 2982  metros de altitude.
Na inauguração do Monumento doado pela ABRALUZ à Paróquia de Sta Luzia, ocorrida no dia 13 de dezembro, ocasião em que o Bispo Dom Hélio Gonçalves Heleno deu a Benção ao Monumento, foi anunciado que o Papa Bento XVI reconhecia ser o Jubileu de Sta Luzia um Santuário, ou seja, local de indulgência.
Albino Neves disse que a ABRALUZ pretende construir mais 5 Monumentos ao longo do Caminho da Luz, todos homenageando o Padroeiro do lugar, uma forma de homenagear  cada comunidade e um tipo de peregrino.

Nenhum comentário:

Postar um comentário