*Em reunião realizada no final do mês de dezembro, onde foi feita uma avaliação do trabalho desenvolvido pela Associação Brasileira dos Amigos do Caminho da Luz - ABRALUZ, durante o ano de 2010, foi anunciada a data do Bike Luz 2011 que, pelo 3º ano consecutivo, será realizada pela ABRALUZ e pelo Clube de Cicloturismo do Brasil, conforme acordado por Albino Neves, Presidente da ABRALUZ, e Rodrigo Teles e Eliana Garcia, dirigentes do Clube. O Bike Luz acontecerá de 3 a 6 de julho e a programação e custo estarão no site www.caminhodaluz.org.br até o fim do mês de março, sendo que as vagas serão limitadas.
Com relação à 11ª Caminhada Coletiva oficial, esta acontecerá no período de 17 a 24 de julho, tendo em vista que todo 3º domingo do mês de julho, de acordo com a Lei Estadual número 16.656/2007 assinada pelo ex-Governador Aécio Neves, é o "Dia do Caminho da Luz". Também a Lei Municipal de Tombos número 1.424 assinada pelo Prefeito Ivan Carlos de Andrade, institui o 3º domingo do mês de julho como data oficial no calendário turístico de Tombos, ocasião em que comemora o início da Caminha Coletiva do Caminho da Luz.
Também a programação e custos da 11º Caminhada Coletiva, que estará comemorando 10 anos em que o jornalista e escritor Albino Neves criou o Caminho da Luz, o Caminho do Brasil, será colocada no site até o final do mês de julho.
Durante a reunião o Presidente da ABRALUZ destacou que 2010 foi um ano muito importante para o Caminho da Luz e toda a região, não só pelas dezenas de páginas de reportagens publicadas em jornais e revistas de todo país de significativa importância e nem pelos peregrinos, ciclistas e caminhantes que percorreram a rota de peregrinação no decorrer daquele ano e nem pelo veículo recebido por doação da Anglo American, mas principalmente pela construção e inauguração de 4 Monumentos esculpidos pelo Escultor Afonso Barra. O primeiro na base da Cachoeira de Tombos, homenageando os índios, primeiros peregrinos do Caminho da Luz, há séculos passados, quando também foi homenageado o indigenista Itatuitim Ruas que deu nome ao Monumento, bem como à Marinha do Brasil, como guardiã das águas e à Secretaria de Estado de Meio Ambiente, como guardiã do Meio Ambiente em Minas Gerais.
O segundo Momumento foi esculpido na entrada de acesso à Gruta da Pedra Santa, homenageando a Padroeira da Gruta e de Catuné, N. Sra de Lourdes e a peregrina mulher, sendo que ambos os Monumentos receberam a benção do Pe. Francisco Célio da Rocha.
Já o terceiro Monumento foi esculpido à frente da Igreja de São José, padroeiro da cidade de Pedra Dourada, e a única Igreja em estilo gótico em toda a região. Lá foi esculpido São José (O carpinteiro), dando a Benção a um peregrino estrangeiro.
Na inauguração do Monumento doado pela ABRALUZ à Paróquia de Sta Luzia, ocorrida no dia 13 de dezembro, ocasião em que o Bispo Dom Hélio Gonçalves Heleno deu a Benção ao Monumento, foi anunciado que o Papa Bento XVI reconhecia ser o Jubileu de Sta Luzia um Santuário, ou seja, local de indulgência.
Albino Neves disse que a ABRALUZ pretende construir mais 5 Monumentos ao longo do Caminho da Luz, todos homenageando o Padroeiro do lugar, uma forma de homenagear cada comunidade e um tipo de peregrino.
Nenhum comentário:
Postar um comentário