quinta-feira, 28 de abril de 2011

União de Prefeitos mostra que Estrada Parque pode fortalecer o turismo regional

O Empresário Ronald Gripp
tomou a iniciativa.
*Os Prefeitos Municipais José Jacomel Jr (Alto Caparaó), Daniel Guimarães Sathler (Alto Jequitibá), Dalmo Miranda (Caparaó) e Aloísio Barbosa (Espera Feliz) endossaram a solicitação encabeçada por Ronald Gripp, Presidente da Associação Comercial de Alto Caparaó e Noraney Maria Fernandes, Presidente do Rotay Club daquele Município endereçada ao Deputado Federal Carlos Melles, Secretário de Estado de Obras Públicas de Minas Gerais.
Na solicitação, os signatários reivindicam a construção de 33 quilômetros de estrada asfaltada para compor os 39 quilômetros que fazem parte do entorno do Parque Nacional do Caparaó, a denominada Estrada Parque. Para isso, pedem a interferência do Secretário junto ao Governador Antônio Anastasia para que a Estrada Parque seja incluída no plano rodoviário do Governo do Estado em caráter de prioridade e urgência.
Outro argumento usado é que a Estrada Parque vai favorecer aos produtores de café e hortifrutigranjeiros e ampliar na área rural o agro-turismo, ecoturismo, turismo ecológico, turismo rural, turismo de vivência, turismo ambiental, turismo de habitação, centro de vivências místicas, entre outros, além de melhorar a acessibilidade para produtores e visitantes, tanto para o setor de transporte escolar como transferência e transporte de pacientes para os Hospitais.
O entorno do Parque Nacional do Caparaó tem uma extensão de 135 km, sendo que a área pertencente a Minas Gerais tem 39,6 km, dos quais 4,1 são áreas urbanas e 2,5 km de percurso em asfalto, que são a estrada Agostinho Patrus, que liga Espera Feliz ao Paraíso, segundo os autores da reivindicação.
Na reivindicação, 2,80 km fazem parte do Município de Manhumirim, 4,90 km de Alto Jequitibá, 12,3 km de Alto Caparaó, 12,1 km Caparaó e 7,5 km de Espera Feliz.
Os autores da solicitação argumentam ainda que neste ano o Parque Nacional do Caparaó completa 50 anos de criação e que a estrada também vai ter um papel de destaque na preservação da natureza e no desenvolvimento sócio-econômico da região.

Nenhum comentário:

Postar um comentário