sexta-feira, 1 de abril de 2011

Carangola abriu as portas para a Expedição Fauna das Gerais

*Teve início no dia 17/8/2010, em Carangola, a Expedição Fauna das Gerais, que vai percorrer cerca de 8.500km em 45 dias dentro da Campanha Estadual de Proteção a Fauna Silvestre, promovido pelo Instituto Estadual de Florestas, com apoio da ONG 4 Cantos do Mundo, Regionais do IEF, Gerentes das Unidades de Conservação, Prefeituras Municipais, Secretarias de Educação Estaduais e Municipais, Polícia Ambiental, PMMG e IBAMA.
O foco da campanha é sensibilizar a sociedade sobre os danos provocados pelo comércio ilegal, pela caça predatória, pelos desmatamentos e atropelamento de animais, pela destruição dos habitats, fogo, poluição, perseguição ou apanha, perda de fonte alimentar e outras ameaças indiretas, estimulando a participação de todos os envolvidos nas ações de preservação da biodiversidade, conforme explicou Miguel Ribon Júnior, Gerente de proteção à fauna, flora e Bioprospecção do IEF.
A expedição ficou em Carangola no Colégio Polivalente, dirigido pela Professora Betty Giovanoni Oliveira, por 2 dias, onde foi montada uma tenda de circo para apresentação de vídeos, informações, palestras, teatro e outras atividades, buscando levar aos educandos a conscientização da importância da preservação da fauna silvestre de Minas Gerais.
O trabalho em Carangola teve o apoio do Chefe do escritório local do IEF, Renato Gomes, que destacou a importância da expedição na preservação, não apenas da fauna silvestre, mas também da flora mineira.
Miguel Ribon disse que a expedição teve início em 2009 e foi direcionada naquele ano para três Municípios e que em 2010 serão 9 Municípios inseridos no processo, Municípios esses próximos às Unidades de Conservação Estaduais, atingindo mais de 4 mil alunos da Rede Pública de Ensino, que assistirão a cerca de 20 espetáculos. Miguel informou que Minas Gerais deve ter uma Lei ambiental própria, e que esta Lei possibilitará ao IEF ter autonomia para utilizar os recursos de forma que eles sejam retornados em forma de ações de preservação e proteção ambiental.
Presente ao evento, o Prefeito de Carangola, Patrick Drumond, comunicou que seu governo tem como objetivo alinhavar diversas parcerias com entidades do meio ambiente e que pretende fazer um patrulhamento e limpeza do Rio Carangola, dentro do programa "Um dia de combate a Dengue", e anunciou que pretende criar um Parque Municipal.
O fotógrafo Evandro Rodney fez uma palestra para os alunos da Escola Polivalente lembrando a importância da preservação do meio ambiente e afirmando que "a fotografia tem um papel importante: eterniza, denuncia, provoca, transforma, instiga, conscientiza e mexe com o imaginário das pessoas".
Renato Gomes destacou que o Polivalente foi escolhido para sediar a Expedição Fauna das Gerais, por ser uma Escola modelo para toda a região.

Nenhum comentário:

Postar um comentário