sexta-feira, 1 de abril de 2011

CoBandeira reúne-se para traçar estratégia de desenvolvimento regional

*O Consórcio do Pico da Bandeira reuniu-se, no dia 27, no Gabinete do Prefeito Municipal de Carangola, Patrick Drumond, para discutir assuntos do interesse comum dos Municípios de Tombos, Carangola e Espera Feliz, ocasião em que estiveram presentes, além do Prefeito Patrick, os Prefeitos Aloísio Barbosa (Espera Feliz) e Ivan Andrade (Tombos), o Administrador do Consórcio CISVERDE, Sérgio Miranda, o Presidente da ABRALUZ, Albino Neves, João Paulo Souza Machado, Presidente da ADESPi e diversos Secretários Municipais das três cidades.
Na abertura, o Prefeito Patrick, após a saudação a todos os presentes, passou a palavra a João Paulo para que assumisse a direção dos trabalhos.
Durante a reunião João Paulo abordou as questões da situação do CAUC/SIAF, citando a importância de todos os Municípios componentes do Consórcio estarem em dia com as obrigações junto ao Governo Federal de forma que fiquem aptos ao recebimento de recursos através de Convênios, destacando que os Municípios de Carangola e Espera Feliz estão em situação irregular por problemas relacionados à prestações de contas do ano de 2005 e que Tombos está com sua situação regularizada.
João Paulo também falou sobre os Telecentros que serão instalados pelos três Municípios, lembrando que cada um deles tem um valor estimado em R$40 mil e que a contrapartida é que as Prefeituras tenham um lugar adequado para o funcionamento dos mesmos.
A entrega dos Telecentros será fragmentada em três fases: mobília; computadores; aparelhos de multi-mídia e o prazo para entrega é de 30 dias após o período eleitoral, destacou João Paulo, que aproveitou a ocasião para lembrar que é necessário o levantamento da necessidade de cada Município para que seja feita a solicitação de novos Telecentros para 2011.
Sobre o projeto dos Centros de Atendimento aos Turistas - CAT's, João Paulo destacou que é preciso urgência na regularização da situação das Prefeituras, tendo em vista que o recurso para construção dos CAT's em Carangola, Espera Feliz e Tombos já estão liberados. Foi lembrado ainda que são necessárias a indicação e doação do terreno para  a construção de uma planta modelo, sendo esta um modelo de casa antiga de fazenda, e que a contrapartida de cada Município será de 2%.
Também foi abordada a questão do projeto de fomento à agricultura familiar, sendo discutida a falta da produção para atender o mercado interno e as Escolas Municipais, ocasião em que foi lembrada aos presentes a importância da agricultura familiar na região, a lei sobre a compra da merenda escolar, a necessidade de consumo da macro-região, da criação de agro indústria na agricultura familiar, da aquisição de mini-tratores para o uso da Associação de Agricultores familiares e também de veículos para entrega dos produtos.
A colocação do projeto de fruticultura indicando a produção de pêssego, conforme sugestão no fórum do Itabapoana não foi bem recebida pelos Secretários de Agricultura dos três Municípios, tendo em vista que a cultura do pêssego requer um grande consumo de agrotóxicos que acabam por matar os micro-nutrientes do solo, atingir o lençol freático e, consequentemente, causando sérios prejuízos à fauna e flora ribeirinha. Ao invés do pêssego a sugestão foi a do cultivo de maracujá, goiaba, acerola e banana, frutas consideradas nativas da região, de fácil plantio e grande produção.
Também foi levantada a questão do projeto Peixe Vivo, sendo anunciado que Carangola já está com cerca de 90 proprietários interessados em participar do projeto, sendo sugerido que os Municípios de Espera Feliz e Tombos também façam os respectivos levantamentos para participação no projeto, que tem como objetivo a produção de peixes ornamentais e comestíveis.
O trem turístico foi o penúltimo item a ser debatido, tendo João Paulo, em parceria com o Empresário e Diretor de Turismo Vitor Hugo Cosenza Neves, feito uma explanação mostrando o interesse do Governo Federal em ampliar essa forma de locomoção e incremento turístico. Segundo expositores, os serviços de trens turísticos e culturais caracterizam-se "pelo transporte não regular de passageiros, com o objetivo de agregar valor aos destinos turísticos, contribuindo para a preservação da memória ferroviária, configurando-se em atrativos culturais e produtos turísticos das cidades, auxiliando-as na diversificação da oferta". João Paulo destacou que a região tem dois importantes produtos turísticos consolidados, o Pico da Bandeira e o Caminho da Luz e também anunciou que a região reúne todos os quesitos exigidos e apontados no Edital do Governo Federal e que a sugestão é de que o trecho seja fragmentado em três partes, Tombos a Carangola, Carangola a Espera Feliz e Espera Feliz a Caparaó e, finalizando, lembrou que é necessário que haja uma articulação por parte das lideranças políticas junto ao Estado, aos Deputados e aos Ministros.
O último tema a ser abordado foi a questão da indicação dos Parlamentares para solicitação de Emendas até novembro, Emendas essas que venham atender às demandas dos Municípios de Carangola, Espera Feliz e Tombos.
Uma coisa que ficou bem clara na reunião é a importância da união dos Municípios para a realização do desenvolvimento regional.
Antes de encerrada a reunião foi levantada também a questão das propostas futuras como a criação de Usinas/Aterros Sanitários e melhoria de infra-estruturas diversas, como estradas e saneamento básico.
"Acredito que as questões abordadas neste encontro do CoBandeira preconizam a melhoria de toda a região", destacou Patrick, aproveitando para agradecer a presença e participação de todos.
Aloíso Barbosa disse que acredita que, através do Consórcio, "as coisas são mais viáveis e promissoras" e que por esta razão é necessário que "estreitemos os nossos laços".
"Estamos disponíveis para apoiar todas as discussões que venham a trazer benefícios para o nosso Município e a região" destacou Ivan Andrade arrematando "O Consórcio nos fortalece".
Durante a reunião ficou clara a importância de um espaço maior de tempo para a discussão de assuntos de interesse comum dos Municípios, tendo o Presidente da ABRALUZ, Albino Neves, sugerido a realização de um Fórum de Desenvolvimento Regional onde possam ser feitas as explanações dos projetos que estão dando certo e de outros sugeridos e também mesas redondas para ampliar as discussões e aprofundamento nas sugestões e resultados, o que foi aceito por todos. Na ocasião, o Prefeito Patrick sugeriu como data para a realização do Fórum após o Carnaval de 2011.
"Os Consórcios tem sido apresentados como propostas de maiores resultados no País", lembrou Sérgio Miranda enfatizando, "estamos esperando cerca de R$ 1,5 milhões em ônibus para o CISVERDE".

Nenhum comentário:

Postar um comentário