*Durante o 3º Encontro Regional de Câmaras Municipais, ocorrido em 31 de julho de 2009 na Câmara Municipal de Carangola, o Presidente da Associação Brasileira dos Amigos do Caminho da Luz - ABRALUZ, Albino Neves, lançou, ao lado do Presidente da Câmara, Carlos Antônio Candinho e do Prefeito Dr. Fernando Costa, a proposta para solicitar ao Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva e ao Ministro dos Transportes, Alfredo Nascimento, o estudo da viabilidade da passagem da Ferrovia Transcontinental pela cidade de Carangola, tendo em vista que a referida ferrovia EF 354 ligará o Oceano Atlântico ao Oceano Pacífico, saindo do Porto do Açu em São João da Barra/RJ, atravessando 6 Estados e o Distrito Federal até chegar ao Peru, numa extensão de 4.400km, ao custo de R$10 bilhões aproximadamente, e será construída pela Valec Engenharia e Construções S/A. A proposta foi endossada por representantes de dezenas de representantes de Municípios que estiveram presentes ao encontro.
A proposta lançada ganhou o apoio de 13 deputados Estaduais e 10 Deputados Federais, que, juntos, totalizam mais de 1.773.000 mil votos. Face ao endosso da proposta, o Ministro Alfredo Nascimento, sensibilizado com as necessidades de Carangola e região reencontrarem o desenvolvimento, solicitou o levantamento da viabilidade técnica, o que foi comunicado através do Chefe de Gabinete do Ministro, Aluízio Augusto de Queiróz Braga, que em Ofício enviado à Câmara Municipal de Carangola e Assembléia Legislativa de Minas Gerais, disse que o engenheiro Arthur Rodrigo Mota de Miranda, especialista em Infraestrutura do Ministério, após fazer inúmeras considerações ressaltou que acolhia de bom grado o pleito, com vistas a solicitar a inclusão de Carangola no traçado da Ferrovia Transcontinental "desde que tal pleito se mostre viável do ponto de vista econômico, tecnológico e sócio-ambiental, o que será avaliado durante a confecção do estudo de previabilidade do Projeto".
Face à colocação do Ministro através de seus técnicos, Albino Neves, lançou a seguir a necessidade da construção de um porto seco na região para, em terceira fase, a implantação do trem turístico.
Em sua edição de Março de 2010, a Revista Mais, editada em Manhuaçu, trouxe em sua capa a matéria "A volta do trem, uma luz no fim do túnel" onde é feita uma matéria de 4 páginas, lembrando que o retorno da ferrovia pode colocar a região "agora nos trilhos do desenvolvimento". A matéria tem como principal articulista o engenheiro Ruy Gripp.
Albino Neves disse que a questão da volta do trem começa a tomar maiores proporções e alertou que se a região de Carangola e adjacências não estiverem unidas, correm o risco de ter dado o passo inicial do projeto e assistir apenas o trem passar por suas terras, o que significa muito pouco, tendo em vista que, segundo ele, "a construção de um porto seco nesta região é de suma importância para o desenvolvimento da mesma".
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