A conclusão das inscrições para participação do evento aconteceu no dia 6 no Hotel Serpa, em Tombos, e no dia 7 na base da Cachoeira de Tombos, onde foi oferecido um café da manhã aos participantes, organizado pelo Secretário Municipal de Turismo daquele Município, Sandro Moreira, com o apoio do Secretário de Obras, Helio Furlani. Logo a seguir Albino Neves, Rodrigo e Eliana fizeram uma breve apresentação sobre o evento, a qual foi coroada com as Bençãos do Padre Francisco Célio da Rocha.
A reunião dos participantes aconteceu na base da Cachoeira de Tombos, 5ª maior em queda d'água do Brasil e onde está localizado o Monumento Itatuitim Ruas.
Os ciclistas, antes de chegarem a Catuné, visitaram a gruta da Pedra Santa, onde, na entrada, a ABRALUZ, em homenagem à Padroeira do lugar, colocou a Mulher Peregrina e a comunidade do Catuné solicitou ao escultor Afonso Barra que construísse uma estátua de Nossa Senhora de Lourdes abençoando uma caminhante.
Na manhã do dia 5 os participantes do evento tomaram o café da manhã na comunidade do Balneário da Igrejinha preparando-se para os 45km que deveriam ser percorridos até Faria Lemos, dia do segundo pernoite. O café da manhã foi servido por Teresinha Natalina, Odete de Barros, Davi e outros membros da comunidade.
Depois de subirem o Lombo do Burro, os ciclistas pararam no distrito de Água Santa, onde é comum aos peregrinos do Caminho da Luz badalarem o sino da Igreja Nossa Senhora Mãe dos Homens. O lanche deste dia foi servido pela Rastro de Luz na Pousada e Chalés Pedra Dourada, dirigida por Paulo e Rosângela. http://www.rastrodeluz.com.br/
Em direção a Faria Lemos passaram pela Pedra Dourada, Pedra do Lagarto, Cachoeira Surpresa e seguiram ao lado das águas do Cafarnaum.
Em Faria Lemos os participantes foram recepcionados no Faria Lemos Clube pelo Secretário de Turismo Wanderson Braz - Dê , por solicitação do Prefeito José Clério Alves Terra - Clerinho. Naquele clube os ciclistas jantaram e no dia seguinte tomaram o café da manhã servido por Cirlene e sua filha Alessandra.
Na manhã do dia 6 os ciclistas rumaram em direção a Caiana percorrendo 49km, passando antes pela fazenda do Cel. Novaes, Serra dos Cristais até a chegada a Carangola, onde foram recepcionados na Praça da Cel. Maximiano, no centro da cidade, pela Operadora Rastro de Luz. Em Carangola tiveram tempo de ir à Rodoviária fazer compras no comércio local e irem às agências bancárias.
Após saírem de Carangola subiram a Serra de Caiana, passaram por Parada General, pelo caminho encantado de Ernestina até a chegada a Caiana, onde foram recepcionados por Clarissa Assef e também por Marilene, proprietária da Pousada Cristal. Naquele Município, os que preferiram acomodações coletivas dormiram no Salão Paroquial. O jantar e café da manhã foram servidos na Pousada Cristal, onde os participantes puderam, enquanto tomavam o café da manhã, avistar o Pico da Bandeira e o do Cristal.
Emocionados com as belezas cênicas do caminho e encantados com a forma acolhedora, fraterna e solidária do povo habitante ao longo da rota de peregrinação, a manhã do dia 7 era um misto de conquista e "tristeza" pelo evento estar prestes a ser concluído. De Caiana os ciclistas percorreram 42 km até a chegada a Alto Caparaó, passando antes por Espera Feliz, Caparaó - Galiléia, onde foram recepcionados pelos alunos, Professoras Paula, Claudinéia e Luciana, as funcionárias Cristina, Mara, Fatinha, Alessandra e Béria, a Supervisora Maria Lúcia e pela Diretora Maria Gisela, da Escola Municipal Sebastião Brinati, que fizeram duas belas apresentações para saudar os participantes. Ali na Igreja da Galiléia Vitor Hugo serviu o lanche a todos.
Ao entrarem no caminho percorrido pelos índios em direção ao Pico da Bandeira, passando pela Galiléia e Boa Vista, os ciclistas ficaram impressionados com a beleza da paisagem. De um lado o rio, do outro a cordilheira do Caparaó.
Em Alto Caparaó, os participantes almoçaram no Restaurante Mineiro, onde receberam, nas portas daquele estabelecimento, o Certificado de Conclusão da peregrinação ciclística pelo Caminho da Luz.
Muitos ciclistas optaram por dormir em Alto Caparaó e subir o Pico da Bandeira, sendo a expedição organizada pela filial da Operadora Rastro de Luz em Alto Caparaó por Marlon de Amorim Pinto e Leide Maria Cezário Franco, tendo a subida sido acompanhada por Marlon e o guia Josias. www.caminhodaluz.org.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário