quinta-feira, 31 de março de 2011

Na Rota dos Copos de Leite e do turismo rural

*Com uma beleza cênica singular que tem encantado aos milhares de caminhantes, ciclistas e cavaleiros do Brasil e exterior que percorrem anualmente o Caminho da Luz, o Caminho do Brasil, a região do entorno da rota de peregrinação tem todo o potencial para o desenvolvimento do turismo rural, de aventura e de vivência.
Em Carangola, a 7km de Alvorada e 22km da sede do município, na Serra da Furriel, no Alto dos Limas, a plantação de copos de leite de Ana Maria de Souza vem atraindo visitantes de várias partes que lá vão conhecer de perto a beleza do plantio.
Em uma área de cerca de mil metros quadrados, Ana Maria produz anualmente mais de 1.500 dúzias de copo de leite, colhidas durante todo o ano, mas que tem sua maior produtividade entre os meses de junho a outubro. O plantio teve início há dez anos e gera uma renda anual de aproximadamente R$ 7/8 mil.
A família de Ana, composta da mãe, D. Aparecida e dos irmãos Homério, Lúcia, Luzia e Roseli, produz em 5 alqueires de terra, os quais são divididos em 5 frações iguais, além do copo de leite, café, milho, feijão, peixe, eucalipto, artesanato e doce, fazendo do espaço um exemplo da agricultura familiar.
Na rota do copo de leite, seguindo a Serra do Furriel desde Alvorada, o visitante pode ainda conhecer a propriedade de Tereza Valente, que aluga o local para festas e eventos, o casarão secular com moinho de pedra de D. Nilza, a plantação cafeeira de Alírio, o moinho de pedra e produção de fubá, na Fazenda dos herdeiros do falecido Zito Braga, os mais de 7km de trilhas dentro do eucaliptal e Marciano e Marcilon, onde inclusive existe uma marcenaria de restauração, o laticínio e doce produzido por Marco Aurélio e a cachoeira da mata na propriedade de Maria Coelho.
O local é apropriado para o turismo de todas as idades, sendo ideal para trekking, cavalgada, mountain bike, vôo livre, rapel, turismo de vivência, turismo de contemplação, entre outros.
Para aqueles que amam a aventura, se quiserem, após a visita à produção de copos de leite, podem retornar pela Serra da Galdina, de onde é possível avistar a Pedra de São Bento, o Barroso, Ponte Alta e Divino.
Ana Maria diz que começou o plantio dos copos de leite com apenas algumas mudas, que foram se multiplicando e hoje, além da flor para o enfeite caseiro e de eventos, ela também produz mudas para serem comercializadas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário