quinta-feira, 31 de março de 2011

Cultura orgânica garante a longevidade com vitalidade e é atrativo turístico em Caparaó

*Desde que se aposentaram e cheios de sonhos, Wilson de Assis Fraga (75) e Maria Pureza de Assis (69), retornaram as suas origens em Caparaó, onde possuem a Fazenda Serra do Caparaó, subdivisão da Fazenda Boa Vista e lá, em 51 hectares, vêm realizando um trabalho digno de ser exaltado pela expressão da preservação da vida humana e das espécies animais e vegetais.
Onde antes tudo era pasto, hoje existe uma grande mata, da qual 10,5 hectares já estão averbados como área de reserva legal.
Onde antes a terra era seca, face ao trabalho desenvolvido, existem três grandes nascentes  e várias outras menores.
Na Fazenda Serra do Caparaó, o casal produz milho, feijão, hortaliças, café, frutas, tem gado leiteiro, galinhas, patos, perus e gansos, tudo de forma orgânica, sendo os animais tratados com muito carinho pela homeopatia das mãos mágicas de Dona Pureza. "Tínhamos uma vaca que o Veterinário disse que iria morrer em menos de 24 horas. Nós a curamos e ela continua produzindo leite para o nosso consumo e para a venda. Da mesma forma,  tínhamos um burro que o Veterinário disse que era preciso sacrificar... nós o curamos e ele morreu de velhice" afirma feliz Dona Pureza.
Pureza também faz tapeçaria florentina e outros tipos de artesanato e participa da Associação Mãos Prendadas e com suas mãos "prendadas" também faz "defumados" e outros tipos de delícias para consumo próprio e para servir aos amigos.
A Fazenda possui vários Certificados concedidos pela Associação Chão Vivo, que autentica as fazendas 100% orgânicas.
A cultura orgânica, o trabalho no campo, a dedicação à terra, a alimentação com produtos sem aditivos químicos, dão a Wilson Fraga a vitalidade para subir as montanhas ao redor da centenária casa sede da fazenda, e com a mesma vitalidade, ele cuida do gado, da horta, do café e das criações da fazenda. Faz com 75 anos o que poucos jovens fazem com 20.
Wilson e Pureza, apesar de terem trabalhado nos quatro cantos do país, enquanto ele trabalhava para uma importante construtora, garantem que foi na encosta do Caparaó que realmente encontraram os aditivos para chegar à longevidade com qualidade de vida.
Os  atrativos da Fazenda Serra do Caparaó começaram a ser levantados pela Operadora de Turismo Rastro de Luz, através de seu Diretor Vitor Cosenza Neves e em breve podem tornar-se produtos turísticos para serem comercializados pela empresa. http://www.rastrodeluz.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário