domingo, 29 de maio de 2011

Região esta ganhando rota de Obras Sacras

Tombos: Homenagem aos Índios
Catuné: Homenagem a Nossa Senhora
de Lourdes e a Mulher Peregrina
Pedra Dourada: Homenagem a São José e
ao Peregrino Estrangeiro


Faria Lemos: Homenagem a São Mateus,
a Criança Peregrina e ao Afro-descendente.

Carangola: Homenagem a Santa Luzia e ao
Peregrino Deficiente Visual e demais Deficientes.

Escola Servita Regina Pacis: Homenagem a Maria, Padroeira da Congregação das Servas de Maria do Brasil.

*Desde o início de 2010, quando a Associação Brasileira de Amigos do Caminho da Luz, ABRALUZ, através de seu Presidente Albino Neves, patrocinou a primeira escultura na base da Cachoeira de Tombos, em homenagem ao Indigenista Itatuitim Ruas e aos índios, primeiros peregrinos do Caminho da Luz, o Caminho do Brasil, rota de peregrinação que tem início naquela Cachoeira e termina no Pico da Bandeira, 2.892 m - a Montanha Sagrada do Brasil, obra do Escultor Afonso Barra que foi lançada a semente de um novo roteiro turístico na região. Desta feita, uma rota de monumentos de Obras Sacras que tem como objetivo uma homenagem da ABRALUZ aos Padroeiros das localidades por onde passa o Caminho da Luz e também aos diversos peregrinos que percorrem a referida rota.
No Distrito de Catuné, na "porta" da Pedra Santa, foi construído um Monumento à N. Sra. de Lourdes abençoando uma mulher peregrina.
Em Pedra Dourada, o Padroeiro São José, o carpinteiro, foi esculpido à frente da Igreja em estilo gótico, desta vez dando a bênção a um peregrino estrangeiro.
A quarta escultura foi realizada por Afonso Barra na porta do Santuário de Sta Luzia em Carangola. A Imagem da Padroeira Sta Luzia foi esculpida dando a bênção a um peregrino deficiente visual, simbolizando a homenagem não apenas o deficiente visual, mas também a todos os deficientes físicos que percorrem a via de peregrinação.
Na semana passada Afonso Barra esculpiu outra obra em Carangola, desta feita, à frente da Escola Servita Regina Pacis, uma réplica da Pietá, Maria com Jesus morto ao colo, um marco das comemorações dos 90 anos daquela Escola, que é considerada um dos mais importantes educandários da Zona da Mata.
Seguindo o roteiro, ainda sob o patrocínio da ABRALUZ, através de seu Presidente, foi preparada, à frente da Igreja de São Mateus, em Faria Lemos, uma escultura do Padroeiro São Mateus ensinando, através da Bíblia Sagrada a uma criança peregrina, criança esta de cor negra, uma homenagem à criança e aos afro-descendentes.
Depois da homenagem aos índios, à mulher peregrina, ao estrangeiro, ao deficiente, à criança e ao afro-descendente, ainda faltam ser homenageados outros peregrinos, como o idoso, o cavaleiro, o ciclista e aos Cavaleiros Templários, que durante a Idade Média foram os guardiãs dos peregrinos da Terra Santa, anunciou o Presidente Albino Neves, que aproveitou para agradecer publicamente o talento e a dedicação com que o Escultor Afonso Barra tem realizado as obras ao longo do Caminho da Luz.

Nenhum comentário:

Postar um comentário