domingo, 29 de maio de 2011

Turismo se faz com educação e planejamento

*Além do Caminho da Luz, o Caminho do Brasil, rota de peregrinação que engloba 8 Municípios e o Parque Nacional do Caparaó, onde está situado o Pico da Bandeira, a Montanha Sagrada do Brasil  com 2.892 metros, o ponto mais alto do sudeste brasileiro e o mais alto acessível do país, a região também faz parte da Mesoregião do Itabapoana e do Circuito Pico da Bandeira.
Com diversos atrativos turísticos e propícia às práticas de mountain bike, cavalgada, vôo livre, rapel, escalada, trekking, turismo rural, turismo de aventura, turismo de vivência, entre outros, a região é promissora para o turismo. No entanto, com as normas implantadas e um turista cada vez mais exigente, faz-se necessário cada dia mais que haja educação e planejamento, além de preservação ambiental, limpeza urbana, recuperação dos rios e córregos e diversas outras ações relacionadas nesse sentido, haja vista que não basta ter "uma galinha de ovos de ouro" se esta não tem um tratamento adequado para que possa produzir o "ouro esperado".
Todas as ações relacionadas demandam tempo, determinação, trabalho, persistência e dedicação por parte daqueles que vivem do turismo, que fazem o turismo e principalmente dos Governos Municipais através das Secretarias de Turismo.
É preciso refletir sobre estas questões pois sem tais ações o fruto do turismo demorará muito mais tempo para produzir resultados capazes de melhorar a economia, a renda e o emprego da região.
Turismo se faz com sustentabilidade, educação e planejamento. Sem tais ações não há turismo que se faça acontecer.

Nenhum comentário:

Postar um comentário