quinta-feira, 31 de março de 2011

Sem sustentabilidade, o Turismo está fadado ao fracasso

*O desenvolvimento a qualquer custo em qualquer área representa o desequilíbrio e conseqüentemente o fracasso a curto e médio prazo.
Sustentabilidade é o conceito mais colocado nas discussões mundiais, tendo em vista que é ela que garante a própria vida das gerações presente e futura da humanidade.
Não adianta belezas cênicas e naturais deformadas pelo lixo, pelos maus tratos, pelas erosões e pela exploração inadequada do turismo.
Aquele que busca um contato mais próximo com a natureza espera vê-la da forma mais preservada possível, da mesma maneira que busca segurança e profissionalismo naqueles que conduzem, recebem e hospedam o turista.
Profissionalismo na prestação do serviço com atenção, educação, respeito e, acima de tudo, competência para o exercício do trabalho.
Segurança para garantir-lhes a vida, através de guias competentes, responsáveis, e de transportes conduzidos por pessoas capacitadas, bem informadas, competentes, solícitas e, antes de tudo, educadas, além de veículos devidamente revisados, contendo equipamentos de segurança conforme rege a Legislação de Trânsito e circulando dentro da velocidade que garanta a vida e a segurança daqueles que estão sendo transportados.
Quanto àqueles que recebem e hospedam o turista, devem ter em mente que o doar deve ser sua principal filosofia de trabalho, pois o receber será a consequência do serviço prestado. Além disto, deve ter responsabilidade e dignidade na hora de receber e ser contratado, tendo em vista que aviltar o preço contratado sob o argumento de que a procura é grande, representa, no mínimo, falta de caráter e de princípios.
Aqueles que não se capacitam certamente serão banidos do mercado por eles mesmos, por não terem condição de atuar em um setor cada dia mais exigente.
Sem sustentabilidade o turismo está fadado ao fracasso!
Aquele que não age de forma adequada compromete não apenas a si mesmo, com sua incapacidade, indignidade e falta de princípios, mas sim a todo o sistema. Portanto, o turismo é um conjunto, onde todos os "dentes da engrenagem" devem estar devidamente sincronizados para que a máquina do turismo não emperre e venha colocar a perder todo o processo da evolução turística.

Nenhum comentário:

Postar um comentário