quinta-feira, 31 de março de 2011

Caminhantes do Brasil e exterior percorreram a 10ª coletiva do Caminho da Luz, o Caminho do Brasil

*Numa promoção da Associação Brasileira dos Amigos do Caminho da Luz - ABRALUZ, foi realizada no período de 18 a 25 de julho a 10ª caminhada coletiva, que contou com a participação de mais de uma centena de peregrinos de vários estados do Brasil e também da Alemanha, Itália, Coréia, Suíça e Japão.
O evento contou com o apoio das Paróquias de Tombos e Alto Caparaó, da Operadora Rastro de Luz (Carangola e Alto Caparaó), das Prefeituras de Tombos, Pedra Dourada, Faria Lemos, Carangola e Espera Feliz e também das Comunidades de Catuné e Galiléia.
O início das inscrições dos participantes aconteceu no dia 18 no Hotel Serpa, onde Vitor Hugo e Clarissa Assef recebiam a todos.
A cada ano que passa a ABRALUZ procura integrar cada vez mais a comunidade ao evento, de forma que ela possa ter maior participação, gerando recursos para diversas entidades.
No dia 18, ao lado do Padre Francisco Célio da Rocha, Albino Neves, Presidente da ABRALUZ, inaugurou, em Catuné, às 12h o Monumento de N. Sra. de Lourdes abençoando uma peregrina, em homenagem à Padroeira da Gruta Santa, à zeladora da gruta D. Madalena Fumiam, à Comunidade do Catuné e à mulher peregrina.
Ainda no domingo (18), aconteceu na Igreja de N. Sra. das Dores, em Tombos, a Missa celebrada pelo Padre Célio em homenagem aos caminhantes. Após a Missa, durante a apresentação dos participantes da caminhada, Carlos Heinisch - Kall, representante da Anglo American, anuciou que a empresa fará uma doação de um veículo 4x4 para auxiliar o trabalho da ABRALUZ, tendo na ocasião o Presidente da entidade feito um agradecimento ao Kall, ao Dr. Maurício Teixeira Martins - Gerente de Relações Coporativas da empresa e a Anglo.
 Também após a Missa muitos caminhantes participaram da Festa Julina promovida pelo Clube da Maior Idade no Tombense Esporte Social Clube. Face aos hotéis da cidade terem completado sua lotação, o Padre Célio cedeu o Salão Paroquial para aqueles que dormiram coletivamente.
Na manhã do dia 19, o Secretário de Turismo de Tombos, Sandro Moreira, ofereceu um café da manhã a todos os participantes na base da Cachoeira de Tombos, onde aconteceu a conclusão da inscrição dos participantes e foi inaugurado o Monumento Itatuitim Ruas, que contou com a presença do homenageado e familiares e também do Prefeito Ivan Andrade e do Presidente Albino Neves.
Itatuitim chamou aos caminhantes de "guerreiros da luz" e lembrou que daquele local partiam os índios vindos de vários locais do país em direção ao Pico da Bandeira, percorrendo o caminho de Inhanderu para saudar o deus Rudá, deus do amor, dos indígenas tupis, protetor da procriação de todos os seres. Albino Neves lembrou que o indigenista Itatuitim Ruas é um homem de grande valor, tanto para os índios como para o homem branco e que trouxera para Tombos, Pedra Dourada e Carangola seus principais estabelecimentos educandários. Já o Prefeito Ivan Andrade lembrou que aquela era uma justa homenagem a um homem de grande importância para a história da região.
No primeiro dia de caminhada de Tombos a Catuné, os caminhantes percorrem 24.700m, sendo recebidos naquela Comunidade por membros da AMALUZ, entidade dirigida por D. Dulce Fumiam e também pelas mulheres artesãs. O jantar coletivo aconteceu na Escola Estadual Antônia M. de Barros, para quem foram destinados os recursos pelo trabalho prestado, ocasião na qual Betinho e Marcelo apresentaram músicas regionais, contando com a participação de todos. Na manhã seguinte o café da manhã foi servido na Comunidade do Balneário da Igrejinha, contratada pela ABRALUZ para este fim.
De Catuné a Pedra Dourada, os caminhantes percorreram 23km, passando por Água Santa e Jacutinga. Antes de chegar a Dourada, os caminhantes encontraram-se na Cachoeira de Pedra Dourada com os Cavaleiros que também estavam percorrendo a via de peregrinação. Naquele dia a refeição foi servida no Restaurante Luciwal, sendo o café da manhã servido na Escola Municipal Manoel Quintão, onde também pernoitaram aqueles que dormiram coletivamente. Naquela cidade os jovens condutores de turismo apresentaram para os caminhantes diversos produtos produzidos pela comunidade local.
Após o café da manhã servido no dia 21, os peregrinos partiram de Dourada para Faria Lemos, percorrendo 25.200m, sendo recebidos naquela cidade pelo Secretário de Turismo Wanderson Braz (Dê) e pelo Prefeito José Clério Alves Terra. Os participantes elogiaram a comida e o café da manhã, servidos por Cilene e Alessandra, contratadas pela ABRALUZ para este fim, na Escola Municipal Diogo de Vasconcelos, cedida pela Diretora Fernanda. Depois do jantar os peregrinos cantaram e dançaram ao som da Corporação Musical José Ferreira.
No dia 22 os caminhantes percorreram 23km de Faria Lemos a Carangola, passando pelas fazendas do Cel. Novais, Filinho Cazuza e Palmeiras e Serra dos Cristais. Ao chegarem ao destino daquele dia foram recebidos na FAFILE/UEMG, onde aconteceu o pernoite coletivo e também na manhã seguinte foi servido o café da manhã pelas alunas Muariane, Natasha, Norma, Vanessa, Ana Lúcia, Lorena e Gisele, do 4º Período de Serviço Social. O jantar foi servido no Restaurante Jurandai's.
Trinta e três quilômetros foram percorridos pelos peregrinos de Carangola a Espera Feliz, passando pela Serra de Caiana, Parada General, pelo caminho de Ernestina e Caiana. Na cidade de Espera Feliz, Welbinho, representando o Prefeito Aloísio Barbosa, recebeu a todos encaminhando os participantes para a Escola Municipal e também para os hotéis da cidade. Após o jantar no Restaurante Brasinha, o Grupo de Capoeira Memórias do Mestre Canjiquinha, dirigido pelo mestre Natal, a pedido de Welbinho, apresentou-se para os participantes, sendo que muitos deles dançaram no meio da roda.
Na noite do dia 23, os peregrinos puderam assistir o show do cantor Zé Ramalho, que se apresentou na XXX Exposição Agropecuária de Espera Feliz, para mais de 5 mil pessoas.
De Espera Feliz ao Alto Caparaó, os peregrinos percorreram 34km, sendo que na metade do caminho foram recebidos pela comunidade da Galiléia que, contratada pela ABRALUZ, ofereceu a todos o lanche daquele dia. Ao chegarem a Alto Caparaó, os peregrinos se encaminharam para a Operadora Rastro de Luz, a fim de resgatarem suas mochilas que, a exemplo dos dias anteriores, foram transportadas pelo caminhão baú de Luiz Carlos Guimarães, contratado para este fim. Na Operadora, Cátia Santiago, Marlon de Amorim Pinto e Lady Maria Cezário, recebiam e orientavam cada participante para as casas e hotéis contratados pela ABRALUZ. A refeição foi servida no Restaurante Mineiro, sendo que o café da manhã daqueles que pernoitaram em casas de família foi servido na Pousada Serra Azul.
Muita emoção tomou conta de todos durante a Celebração que aconteceu na Igreja N. Sra. Imaculada Conceição, ocasião em que vários participantes deram relatos de suas experiências ao longo da peregrinação de quase 200km.
Face ao frio, vento e chuva fina que caía no terreirão, campo base do Pico da Bandeira, muitos peregrinos decidiram abortar a subida ao 3º pico mais alto do país, enquanto outros, incentivados pelo guia Josias e pelo Presidente Albino Neves, prosseguiram a peregrinação até o topo da Montanha Sagrada do Brasil, onde aconteceu uma grande confraternização e onde todos puderam agradecer a Deus por ter "limpado o tempo" enquanto eles permaneciam naquele topo.
Milhares de pessoas estiveram presentes naquele dia no Parque Nacional do Caparaó, tendo em vista que na virada do dia 24 para o dia 25 foi noite de lua cheia e todos esperavam assistir, do topo da Montanha Sagrada do Brasil, o nascer do sol.
O retorno de Alto Caparaó para Carangola, de onde a maioria dos peregrinos embarcou para seus estados de origem nos dias 25 e 26, foi feito através de dois ônibus da Viação Novo Horizonte, contratados para esse fim.
Albino Neves agradeceu a todos que, de alguma forma, colaboraram para a realização da 10ª Caminhada Coletiva do Caminho da Luz, o Caminho do Brasil e lembrou que em 2011 o Caminho da Luz estará completando 10 anos de existência e que a ABRALUZ pretende realizar uma edição especial da coletiva para comemorar a data.



Nenhum comentário:

Postar um comentário