quinta-feira, 31 de março de 2011

Ciclistas de Norte a Sul do Brasil participaram do Bike Luz 2010

*Dezenas de ciclistas de vários estados do Brasil participaram, no período de 4 a 7 de julho, do Bike Luz 2010, promovido pela Associação Brasileira dos Amigos do Caminho da Luz - ABRALUZ, presidida por Albino Neves e o Clube de Cicloturismo do Brasil, dirigido por Rodrigo Teles e Eliana Garcia, em parceria com a Operadora de Turismo Rastro de Luz, de propriedade de Vitor Hugo e Clarissa Assef. O evento contou com o apoio da Casa de Caridade de Carangola, Tecno-Med Tecnologia em Medicina, JS Diagnósticos - Laboratório de Análises Clínicas e Cardiomed - Diagnóstico Cardiológico não Invasivo e também com o apoio da Vitrine da Arte e Nilcolor.
A conclusão das inscrições para participação do evento aconteceu no dia 6 no Hotel Serpa, em Tombos, e no dia 7 na base da Cachoeira de Tombos, onde foi oferecido um café da manhã aos participantes, organizado pelo Secretário Municipal de Turismo daquele Município, Sandro Moreira, com o apoio do Secretário de Obras, Helio Furlani. Logo a seguir Albino Neves, Rodrigo e Eliana fizeram uma breve apresentação sobre o evento, a qual foi coroada com as Bençãos do Padre Francisco Célio da Rocha.
A reunião dos participantes aconteceu na base da Cachoeira de Tombos, 5ª maior em queda d'água do Brasil e onde está localizado o Monumento Itatuitim Ruas.
Após atravessarem a cidade de Tombos os cicloturistas e ciclistas rumaram para a Cachoeira Coronel Emílio Soares e também visitaram a fazenda da cachoeira. Logo depois retornaram ao Caminho da Luz, rota de peregrinação que tem início na cidade de Tombos e termina em Alto Caparaó, onde está situado o Pico da Bandeira. No primeiro dia os participantes pedalaram cerca de 35km.
Os ciclistas, antes de chegarem a Catuné, visitaram a gruta da Pedra Santa, onde, na entrada, a ABRALUZ, em homenagem à Padroeira do lugar, colocou a Mulher Peregrina e a comunidade do Catuné solicitou ao escultor Afonso Barra que construísse uma estátua de Nossa Senhora de Lourdes abençoando uma caminhante.
Na Mata do Banco, os participantes do evento fizeram um lanche servido por Vitor Hugo e Robson, rumando de lá para Catuné, onde foram recebidos pela comunidade local, tendo jantado na Escola Antônia Martins de Barros, dirigida por Shirley Areal, ocasião em que os ciclistas se apresentaram uns aos outros e contaram um pouco de suas experiências ao longo do caminho e como cicloturistas. D. Dulce Fumian saudou a todos em nome da comunidade, desejando-lhes uma boa pedalada.
Na manhã do dia 5 os participantes do evento tomaram o café da manhã na comunidade do Balneário da Igrejinha preparando-se para os 45km que deveriam ser percorridos até Faria Lemos, dia do segundo pernoite. O café da manhã foi servido por Teresinha Natalina, Odete de Barros, Davi e outros membros da comunidade.
Depois de subirem o Lombo do Burro, os ciclistas pararam no distrito de Água Santa, onde é comum aos peregrinos do Caminho da Luz badalarem o sino da Igreja Nossa Senhora Mãe dos Homens. O lanche deste dia foi servido pela Rastro de Luz na Pousada e Chalés Pedra Dourada, dirigida por Paulo e Rosângela. http://www.rastrodeluz.com.br/
Em direção a Faria Lemos passaram pela Pedra Dourada, Pedra do Lagarto, Cachoeira Surpresa e seguiram ao lado das águas do Cafarnaum.
Em Faria Lemos os participantes foram recepcionados no Faria Lemos Clube pelo Secretário de Turismo Wanderson Braz - Dê , por solicitação do Prefeito José Clério Alves Terra - Clerinho. Naquele clube os ciclistas jantaram e no dia seguinte tomaram o café da manhã servido por Cirlene e sua filha Alessandra.
Na manhã do dia 6 os ciclistas rumaram em direção a Caiana percorrendo 49km, passando antes pela fazenda do Cel. Novaes, Serra dos Cristais até a chegada a Carangola, onde foram recepcionados na Praça da Cel. Maximiano, no centro da cidade, pela Operadora Rastro de Luz. Em Carangola tiveram tempo de ir à Rodoviária fazer compras no comércio local e irem às agências bancárias.
Após saírem de Carangola subiram a Serra de Caiana, passaram por Parada General, pelo caminho encantado de Ernestina até a chegada a Caiana, onde foram recepcionados por Clarissa Assef e também por Marilene,  proprietária da Pousada Cristal. Naquele Município, os que preferiram acomodações coletivas dormiram no Salão Paroquial. O jantar e café da manhã foram servidos na Pousada Cristal, onde os participantes puderam, enquanto tomavam o café da manhã, avistar o Pico da Bandeira e o do Cristal.
Emocionados com as belezas cênicas do caminho e encantados com a forma acolhedora, fraterna e solidária do povo habitante ao longo da rota de peregrinação, a manhã do dia 7 era um misto de conquista e "tristeza" pelo evento estar prestes a ser concluído. De Caiana os ciclistas percorreram 42 km até a chegada a Alto Caparaó, passando antes por Espera Feliz, Caparaó - Galiléia, onde foram recepcionados pelos alunos, Professoras Paula, Claudinéia e  Luciana, as funcionárias Cristina, Mara, Fatinha, Alessandra e Béria, a Supervisora Maria Lúcia e pela Diretora Maria Gisela, da Escola Municipal Sebastião Brinati, que fizeram duas belas apresentações para saudar os participantes. Ali na Igreja da Galiléia Vitor Hugo serviu o lanche a todos.
Ao entrarem no caminho percorrido pelos índios em direção ao Pico da Bandeira, passando pela Galiléia e Boa Vista, os ciclistas ficaram impressionados com a beleza da paisagem. De um lado o rio, do outro a cordilheira do Caparaó.
Em Alto Caparaó, os participantes almoçaram no Restaurante Mineiro, onde receberam, nas portas daquele estabelecimento, o Certificado de Conclusão da peregrinação ciclística pelo Caminho da Luz.
Muitos dos participantes deixaram seus veículos em Tombos e a ABRALUZ contratou um ônibus da Viação Novo Horizonte, que transportou a todos de volta ao ponto de partida, sendo que as bicicletas e mochilas, a exemplo de todos os dias, foram transportadas pelo caminhão de Luiz Carlos Guimarães. Ao longo do caminho, todos os participantes foram apoiados pelo mecânico de bike Evaldo Damique, contratado pela organização do evento. Evaldo foi elogiado por todos, graças ao seu desempenho ao longo da rota, sempre pronto a atender aos participantes.
Muitos  ciclistas optaram por dormir em Alto Caparaó e subir o Pico da Bandeira, sendo a expedição organizada pela filial da Operadora Rastro de Luz em Alto Caparaó por Marlon de Amorim Pinto e Leide Maria Cezário Franco, tendo a subida sido acompanhada por Marlon e o guia Josias. www.caminhodaluz.org.br



Nenhum comentário:

Postar um comentário