quinta-feira, 31 de março de 2011

Parques do Grumarim e Pedra Dourada ampliarão área do corredor da biodiversidade

*Desde que o Secretário Estadual de Meio Ambiente, José Carlos de Carvalho, anunciou, durante a realização do 4º Fórum Regional de Educação Ambiental - FOREA, ocorrido em Pedra Dourada no período de 24 a 26 de junho de 2009, na presença de 13 dos 16 Prefeitos que compõem aquele Fórum e do então Diretor Geral do IEF, Dr. Humberto Candeias, do Diretor da Ong Ambiente Brasil, Professor Luiz Eduardo Fontes e do Presidente do Conselho da FAFILE/UEMG, Pesquisador e Biólogo Braz Cosenza, que iria criar os Parques Estaduais do Grumarim e de Pedra Dourada, houve grande expectativa de toda região, tendo em vista que a criação dos dois Parques amplia a conectividade  entre o Parque Estadual do Brigadeiro e o Parque Nacional do Caparaó, sendo esta região "uma referência geográfica para o Brasil".
Na ocasião Dr. José Carlos disse que a criação dos Parques do Grumarim  e Pedra Dourada "nos conduzem ao Pico da Bandeira, que é a porta para o infinito, que nos mostra que não existem limites para homens e mulheres para atingirem o ponto mais alto, guiados por Deus" e também lembrou que o preço da destruição do território é o desaparecimento da raça humana e alertou que "temos que recompor o que foi construído por nossos antepassados. Esse é o nosso legado. Essa é a nossa missão. A missão dos Prefeitos, Vereadores, lideranças, Presidente da República, das comunidades que, assim agindo, deixam para a posteridade fazer as mudanças que a atualidade está exigindo de todos nós".
Dr. José Carlos disse ainda que "a mudança começa em nossas cabeças e tem que  multiplicar-se no centro da sociedade e a sociedade tem que se contaminar com essas mudanças. Desde um pequeno córrego nos Municípios até a comunidade planetária, pois ao contrário do que se diz, não é o planeta que vai morrer ou desaparecer, mas sim a raça humana, se nós não mudarmos. Tudo que fizermos hoje vai contribuir para o que vai acontecer no futuro. Não devemos nos esquecer que uma floresta se inicia através de uma semente. Portanto, temos que plantar sementes para que o futuro seja melhor do que o que recebemos do passado".
Com suas colocações o Secretário justificava, exaltava e garantia a criação dos dois novos Parques que, apesar do grande avanço de levantamentos e projetos, tem encontrado resistência em políticos retrógados que teimam em manter o povo sob seu domínio através de manobras tendenciosas cujo bem aparente praticado camufla de forma vil o mal constante embutido no falso brilho de feitos fantasiosos que engana a alguns, mas que certamente serão rechaçados nas urnas da verdade.
O Caminho da Luz, o Caminho do Brasil corta a área dos novos Parques. www.caminhodaluz.org.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário