quinta-feira, 31 de março de 2011

Conectividade Brigadeiro-Caparaó tem sido prioridade nas discussões regionais

*Cerca de quinhentas pessoas participaram do Vº Fórum Regional de Educação Ambiental (FOREA), realizado nos dias 25 e 27 de maio (2010), na Escola Municipal Antônio Franco Laviola, em São Francisco do Glória, região da zona da mata mineira. Com o tema "Brigadeiro-Caparaó: Eixo Regional de Conectividade Socioambiental", o evento teve como objetivo repassar à sociedade informações para o fortalecimento do espírito de conservação e preservação ambiental necessários para o desenvolvimento dos trabalhos realizados pelas instituições responsáveis pela execução das políticas ambientais do estado de Minas Gerais.
Na Solenidade de abertura, o Sub-Secretário de Gestão Ambiental Integrada da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad), Ilmar Bastos Santos, destacou a consolidação desta iniciativa na região: "A presença maciça dos Prefeitos Municipais da zona da mata mineira e do público em geral demonstra que a idéia do FOREA vingou e continua crescendo". O Sub-Secretário também pontuou a questão da atitude ambiental, em que cada cidadão deve ser protagonista na luta da conservação da natureza: "Além da consciência ambiental, devemos tomar atitudes cotidianas para preservar o meio ambiente", afirmou.
Na cerimônia, ocorreu também a entrega dos diplomas e medalhas de mérito ambiental às pessoas que se destacaram pelos relevantes serviços desenvolvidos em prol do meio ambiente na região. Foram homenageados: a produtora rural da região, Helena Maria de Jesus, o Professor Braz Antônio Pereira Cosenza e o Diretor de Biodiversidade do Instituto Estadual de Florestas (IEF), Célio Murilo de Carvalho Valle.
Em seu discurso, o Diretor do IEF destacou a presença dos Professores e enfatizou a relevância do evento para a região, inserida no bioma da mata atlântica. "É preciso entender que este evento discute a conservação da riqueza da própria cidade, da própria região, que é a natureza, base viva do homem", disse.
De acordo com um dos Coordenadores do evento, o Gerente do Núcleo Operacional de Florestas, Pesca e Biodiversidade de Carangola, Renato Gomes, o Fórum pretende traçar as mudanças de atitude em relação ao meio ambiente, além de ampliar o potencial de desenvolvimento da região, sem comprometer as perspectivas das gerações futuras.
Na programação do evento foram incluídos ciclo de palestras, mesas redondas, debates e oficinas com temas ambientais.
O V FOREA foi organizado pelo Instituto Estadual de Florestas (IEF), Prefeitura Municipal de São Francisco do Glória, ONG Ambiente Brasil Centro de Estudos, Superintendência Regional de Ensino de Carangola e a Comissão Interinstitucional de Educação Ambiental - Zona da Mata. Participaram do Fórum 18 Municípios da região da zona da mata mineira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário