quinta-feira, 31 de março de 2011

ABRALUZ constrói monumentos em Tombos e Catuné

*Em comemoração à 10ª Caminhada Coletiva do Caminho da Luz, o Caminho do Brasil, que acontecerá de 18 a 25 de julho (2010), o Presidente da Associação Brasileira dos Amigos do Caminho da Luz, Albino Neves elaborou o projeto de construção dos dois primeiros monumentos ao longo da rota de peregrinação que tem início na cidade de Tombos e termina no Pico da Bandeira.  Para isso contratou o escultor Afonso Barra para a execução dos trabalhos.
Na base da cachoeira de Tombos, início do Caminho da Luz, foi construído um monumento em homenagem aos índios que há vários séculos estabeleceram a rota ligando a Montanha Sagrada do Brasil, onde hoje passa o Caminho da Luz. O monumento denominado "Itatuitim Ruas" tem como objetivo prestar uma homenagem especial ao indigenista filho de criação do Marechal Rondon, grande incentivador do Caminho e colaborador do desenvolvimento de Tombos, Pedra Dourada e região.
O monumento Itatuitim Ruas retrata uma índia amamentando seu filho enquanto o índio pescava nas águas da cachoeira de Tombos para alimentar a família. A obra teve início no dia do Índio, 19 de abril e teve o apoio da Prefeitura de Tombos através do Prefeito Ivan Andrade e Quanta Geração.
No distrito de Catuné, Afonso Barra esculpiu, na porta da gruta da Pedra Santa, uma imagem de 2,30m de altura de Nossa Senhora de Lourdes, Padroeira daquela gruta, abençoando uma peregrina. A elaboração de tal escultura só foi possível graças à parceria entre a ABRALUZ e a Paróquia de Tombos, por intermédio do Padre Francisco Célio da Rocha e contou com o apoio da Prefeitura de Tombos através do funcionário Fernandão, residente naquele Distrito.
A sensibilidade, competência e profissionalismo do artista Afonso Barra tem merecido elogios de todos aqueles que conheceram as obras esculpidas e, para Albino Neves, o escultor suplantou as expectativas com seu talento e sensibilidade e em breve será contratado para a confecção de novas esculturas.  http://www.caminhodaluz.org.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário