quarta-feira, 30 de novembro de 2011

Nem mesmo a chuva impediu que jovens carregassem a Cruz pelas ruas de Carangola


"Carreguem-na pelo mundo como um símbolo do amor de Cristo pela humanidade, e anunciem a todos que somente na morte e ressurreição de Cristo podemos encontrar a salvação e a redenção". Com essas palavras, no dia 22 de abril de 1984 o Papa João Paulo II entregava aos jovens, na 1ª Jornada Mundial da Juventude, em Roma, a Cruz que ficou conhecida como a Cruz do Ano Santo, Cruz do Jubileu, Cruz do Encontro Mundial da Juventude, Cruz Peregrina e que carinhosamente é chamada de Cruz dos Jovens.

Na 18ª Jornada Mundial da Juventude, também em Roma, o Papa João Paulo II dizia "Hoje eu confio a vocês, jovens, ... o Ícone de Maria. De agora em diante ele vai acompanhar as Jornadas Mundiais da Juventude, junto com a Cruz. Contemplem a sua Mãe! Ele, o Ícone, será um sinal da presença materna de Maria próxima aos jovens que são chamados, como o Apóstolo João, a acolhê-la em suas vidas".
Assim, a Cruz e o Ícone têm percorrido o mundo e, em 15 de setembro chegaram ao Brasil para visitar as Dioceses e Arquidioceses brasileiras, estando previstas pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil 19 grandes festas com o  tema "Bote fé". Além do Brasil, vão visitar também o Paraguai, Uruguai, Chile e Argentina. Uma peregrinação que culminará com a Jornada Mundial da Juventude, a realizar-se em abril de 2013 no Rio de Janeiro.

Em 2011, em Madri, Espanha, estiveram reunidos na JMJ cerca de 1,2 milhões de jovens de aproximadamente 170 países e a previsão é de que, no Brasil, esse número ultrapasse os 2 milhões de jovens.
Nem mesmo a chuva tirou o ânimo dos jovens de Fervedouro, Divino e Carangola, sendo que em Carangola a Cruz foi seguida de uma carreata com mais de uma centena de carros acompanhada pela Polícia Militar e Polícia Rodoviária Estadual, sendo recepcionada no trevo de Carangola, onde José Nilson Rosestolato, um dos Organizadores do evento saudou a chegada com centenas de tiros de fogos de artifício, o que foi repetido na chegada da Cruz no Santuário de Sta. Luzia, na Pça. Cel. Maximiano.
Centenas de jovens carregaram a Cruz desde a esquina da Rua Antônio Themudo, pela Rua Pedro de Oliveira, até o Santuário, onde mais de mil fiéis estavam presentes para receberem a Cruz e o Ícone em uma Celebração que contou com a participação dos Padres Edmilson, Juciano, José Lucas e Toninho (Carangola) Luiz Carlos, Evandro e Euclides (Manhuaçu), Ronaldo (Lajinha), José de Fátima (São Francisco do Glória) e José Flávio (Divino).

Durante toda a celebração, jovens e adultos faziam rodízio segurando o andor com o Ícone de Maria, todos mostrando muita devoção e emoção em participarem daquele momento.
O Padre Edmilson, que celebrou a Missa, agradeceu a participação dos católicos lembrando "para nossa forania, nossas comunidades, nossas pastorais e movimentos, este é um momento de Bênçãos e Graças para todos nós. Esta Celebração marcará a vida de nossas comunidades: o acolhimento dos dois símbolos que acompanham os jovens nas JMJ".
O Padre falou também sobre a entrega da Cruz aos jovens pelo Papa João Paulo II durante a Semana Santa do Ano Santo da Redenção e da
  entrega do Ícone de Maria citando as palavras aos jovens do Papa Bento XVI, que continuou o legado de seu predecessor e que afirmou "Nossa Senhora esteve presente no cenáculo com os apóstolos quando eles estavam esperando por Pentecostes. Que ela seja vossa mãe e guia. Que ela vos ensine a receber a palavra de Deus, a valorizá-la e meditá-la em seu coração, como ela fez com sua vida. Que ela possa encorajar-vos a dizer o vosso "sim" ao Senhor, ao viver "a obediência da fé." Que ela possa ajudar-vos a permanecer fortes na fé, constantes na esperança, perseverantes na caridade, sempre atentos à palavra de Deus".

O Padre Toninho convocou os jovens de Carangola e região a se organizarem desde já para participarem da Jornada Mundial da Juventude em 2013.
Após a Missa, centenas de fiéis tocaram na Cruz Santa e no Ícone de Maria e tomados de emoção, faziam o sinal da Cruz.

Depois de passar por Carangola, a Cruz e o Ícone foram transportados para Manhuaçu, continuando a peregrinação por Minas Gerais e pelo Brasil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário