quarta-feira, 16 de novembro de 2011

ABRALUZ faz reparos no Caminho da Luz após vendaval que arrasou a região

Membros da ABRALUZ fazendo a limpeza do trecho
de Parada General a Ernestina, em Carangola.

O vendaval que passou por Carangola e região no dia 28 de outubro deixou um rastro de destruição desde Leopoldina até Espera Feliz arrancando telhados, estruturas metálicas, árvores, destruindo plantações e inúmeros imóveis.
Passado o primeiro momento, a Direção da Associação Brasileira dos Amigos do Caminho da Luz - ABRALUZ - percorreu o Caminho da Luz, o Caminho do Brasil desde Tombos até o Alto Caparaó, onde constatou inúmeros estragos causados pelo vento e reparou diversos trechos do Caminho.
Entre Tombos e Catuné foram verificadas a quebra de várias arvores e também a destruição de vários eucaliptais e o mesmo ocorreu entre Catuné e Água Santa, Água Santa e Pedra Dourada e Pedra Dourada e Faria Lemos.

Árvores caíram com a força do vento
na estrada de Faria Lemos
.
Os prejuízos para os plantadores de eucalipto, cujas árvores tinham idade máxima de três anos foram grandes, pois as mesmas envergaram como um "bodoque", só servindo para lenha, perdendo as outras utilidades desse tipo de madeira reciclável.
No trecho de Carangola a Caiana, passando por Parada General e Ernestina, foram retiradas do meio da trilha inúmeras árvores que haviam sido arrancadas e quebradas. O mesmo aconteceu nos outros trechos.
A Direção da ABRALUZ também viu-se obrigada a reformar e instalar nova sinalização em vários trechos cujas placas foram arrancadas pelo vento.

O Presidente da ABRALUZ, Albino Neves, fez um agradecimento aos Prefeitos Ivan Carlos Andrade (Tombos), Silvanir Andrade (Pedra Dourada), José Clério Alves Terra  -Clerinho (Faria Lemos), Patrick Drumond (Carangola) e Sebastião Sales (Caiana) por terem ajudado na remoção de árvores que caíram em estradas de seus Municípios, por onde passa a rota do Caminho da Luz.
Na subida do Lombo do Burro,
em Catuné, caíram muitas árvores
.

Nenhum comentário:

Postar um comentário