quarta-feira, 16 de novembro de 2011

Jornada Mundial da Juventude traz a Cruz dos Jovens à Carangola

Em 1987 o Papa João Paulo II convocou os jovens de todo o mundo para peregrinarem a Buenos Aires na Primeira Peregrinação Internacional da Cruz dos Jovens que este ano, pela segunda vez, visita o continente sul-americano onde ficará até 2013 quando acontecerá na cidade do Rio de Janeiro o Encontro Mundial da Juventude. A Cruz foi entregue aos jovens em Roma no dia 22 de abril de 1984.
A Cruz dos Jovens desembarcou no Aeroporto Internacional de Brasília no dia 15 de setembro em três caixas, uma medindo 3,80 metros com a haste, outra com o "braço" da cruz e uma terceira com o ícone mariano. De lá rumou para São Paulo, onde iniciou a peregrinação em território brasileiro e sul-americano.
Os dois símbolos visitarão dezessete regionais da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil, estando previstas a realização de 19 grandes festas nas principais capitais brasileiras com o nome "Bote Fé".

No Brasil, a Cruz e o ícone ficarão até dezembro de 2012, visitando o Paraguai, Uruguai, Chile e Argentina, para logo em seguida retornarem ao Brasil continuando a peregrinação no sul do país, sul de Minas e Vale do Paraíba (SP) para finalmente chegar ao Rio de Janeiro em abril de 2013.
Em Minas Gerais a Cruz e o ícone tiveram uma parada no dia 15 de outubro, pois foram para Aparecida do Norte, onde participaram da Romaria Nacional de Juventude retornando no dia 19 para Belo Horizonte.
No dia 23 de novembro às 9 horas Carangola estará recebendo a Cruz e o ícone depois de terem passado pelas Dioceses de Teófilo Otoni, Almenara, Araçuaí, Guanhaes, Janaúba, Paracatú, Sete Lagoas, Divinópolis, Oliveira e Luz e pelas Arquedioceses de Diamantina, Montes Claros, Belo Horizonte e Mariana.
Depois da visita à Diocese de Caratinga, seguirá, ainda em novembro, para as Dioceses de Governador Valadares (24), Itabira e Coronel Fabriciano (25), Leopoldina (26), São João Del Rei (28) e a Arquediocese de Juiz de Fora (27).
A mensagem que acompanha o sentimento da Cruz  e do ícone desde o primeiro instante é que "A Cruz de Cristo deve ser carregada pelo mundo como um símbolo do amor de Cristo pela humanidade para anunciar a todos que somente a morte e ressurreição de Cristo pode nos levar a encontrar a salvação e a redenção".

Nenhum comentário:

Postar um comentário