Face às destruições ambientais ocorridas em 2007 no trecho de Parada General à Ernestina, ao longo da antiga linha férrea, por onde passa o Caminho da Luz, o Caminho do Brasil, a Associação Brasileira dos Amigos do Caminho da Luz denunciou os fatos ao Ministério Publico Federal, o que resultou em um processo que até hoje tramita naquele órgão. Paralelamente, o Ministério Público Estadual, através da Promotoria de Justiça de Carangola também ajuizou uma ação, segundo informou o Secretário de Administração da Prefeitura Municipal de Carangola, João Paulo de Souza Machado, objetivando a transferência daquele bem público para o Município.
No dia 25, Sérgio Fagundes, do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional - IPHAN - esteve em Carangola para vistoriar o local, atendendo à solicitação de ambas as ações movidas junto aos Ministérios Públicos Federal e Estadual.
Após a vistoria, Sérgio Fagundes, acompanhado dos Secretários Municipais, esteve no Ministério Público Municipal onde falou sobre a visita e a vistoria feita in locun.
No dia 27 o Presidente Albino Neves passou às mãos do Secretário João Paulo os termos legais para que a Rede Ferroviária possa fazer a doação do trecho para a Prefeitura Municipal de Carangola, o que, segundo João Paulo, será seguido para a concretização do feito. O Secretário disse ainda que o Ministério Público de Carangola, através do Promotor de Justiça Dr. Sílvio José Marques Landim está empenhado na recuperação dos Patrimônios Públicos existentes ao longo do trecho.
Nenhum comentário:
Postar um comentário