quarta-feira, 9 de novembro de 2011

IPHAN vistoria área de Parada General à Ernestina


Face às destruições ambientais ocorridas em 2007 no trecho de Parada General à Ernestina, ao longo da antiga linha férrea, por onde passa o Caminho da Luz, o Caminho do Brasil, a Associação Brasileira dos Amigos do Caminho da Luz denunciou os fatos ao Ministério Publico Federal, o que resultou em um processo que até hoje tramita naquele órgão. Paralelamente, o Ministério Público Estadual, através da Promotoria de Justiça de Carangola também ajuizou uma ação, segundo informou o Secretário de Administração da Prefeitura Municipal de Carangola, João Paulo de Souza Machado, objetivando a transferência daquele bem público para o Município.

No dia 25, Sérgio Fagundes, do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional - IPHAN - esteve em Carangola para vistoriar o local, atendendo à solicitação de ambas as ações movidas junto aos Ministérios Públicos Federal e Estadual.

Sérgio Fagundes percorreu o trecho de Parada General à Ernestina acompanhado dos Secretários João Paulo e Ismael Rodrigues (Cultura) e também de Albino Neves, Presidente da ABRALUZ, onde foi vistoriar a área e fotografar os patrimônios da antiga linha férrea cujos prédios da Parada General, da caixa de abastecimento de água das locomotivas, da casa do vigia do trecho, da oficina de reparo dos trens e de Ernestina estão em situação precária, todos em risco de ruírem, com exceção da caixa d'água, conforme já fora publicado recentemente pela Folha.
Após a vistoria, Sérgio Fagundes, acompanhado dos Secretários Municipais, esteve no Ministério Público Municipal onde falou sobre a visita e a vistoria feita in locun.
No dia 27 o Presidente Albino Neves passou às mãos do Secretário João Paulo os termos legais para que a Rede Ferroviária possa fazer a doação do trecho para a Prefeitura Municipal de Carangola, o que, segundo João Paulo, será seguido para a concretização do feito. O Secretário disse ainda que o Ministério Público de Carangola, através do Promotor de Justiça Dr. Sílvio José Marques Landim está empenhado na recuperação dos Patrimônios Públicos existentes ao longo do trecho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário