sábado, 16 de junho de 2012

Civismo, beleza, música, artesanato e exposição agropecuária marcam os 160 anos de Tombos


O Prefeito Ivan Andrade disse que vai deixar a Prefeitura
de Tombos com a certeza do dever cumprido.

Realizada no período de 24 a 27 de maio, a 36ª Exposição Agropecuária de Tombos (cidade onde se inicia o conhecido Caminho da Luz, o Caminho do Brasil) foi um marco de civismo, beleza, música, artesanato e exposição agropecuária.
No dia 21 de maio a cidade de Tombos completou 160 anos de emancipação político-administrativa, tendo ela sido reconhecida através da Lei Provincial nº 605. As comemorações do aniversário da cidade aconteceram durante a abertura oficial da 36ª Expô com uma apresentação cívica feita pelas Escolas Centro Educacional Municipal Olívia Quintão, Escola Estadual Ilka Campos Vargas, Escola Municipal Marieta Guaríglia Bravo, PROJOVEM, Escola Municipal Emílio Soares, Escola Municipal Savina Lazarone e EJA. Durante as apresentações foram revividos o xote, o axé, o festival folclórico de Parintins, o samba, o baião de Luiz Gonzaga, Lampião, o rei do cangaço, entre outros. Não faltaram cores, brilhos e vestimentas características de época e folclóricas. Marilei R Amorim, Coordenadora Pedagógica da Secretaria Municipal de Educação foi a apresentadora e coordenadora do momento cívico, que foi aplaudido por todos os participantes.

Crianças fizeram um espetáculo à parte no momento cívico.
O Presidente da ABRALUZ, Albino Neves, ao falar na abertura, parabenizou a Prefeitura pela organização do evento, pela presença de Ambulâncias, da Polícia Militar, da Polícia Rodoviária e por toda a estrutura de segurança montada, além da sinalização de saídas de emergência e demais medidas tomadas, a seguir parabenizou o Prefeito Ivan Andrade  por ter conseguido o recurso de 4 milhões e 700 mil reais para a construção de uma Estação de Tratamento de Esgoto, bem como pela construção dos PSF's dos bairros Niterói, São Sebastião e Quebra Copos, enfatizando "a festa de Tombos acontece como marco comemorativo do aniversário da cidade, como um evento agropecuário, com responsabilidade e segurança, ao contrário do que acontece em outros Municípios que promovem festas, mas quando seus munícipes adoecem transportam para Tombos e Carangola".
O Prefeito de Manhumirim, Padre Ronaldo Lopes, parabenizou o Prefeito Ivan pela versatilidade em realizar obras "você sabe administrar bem e traz importantes benefícios para sua comunidade. O Administrador Público deve gastar com obras para a população, e quando chegam a esse momento, desta festa, é uma comemoração pelos grandes feitos" finalizando parabenizou o Tombense por ter passado para a 1ª Divisão do Campeonato Mineiro de Futebol.

O Deputado Estadual Wilson Batista agradeceu a todos e parabenizou o Prefeito Ivan pelas obras que realiza a favor de Tombos e pela realização da 36ª Expo.
Em sua fala o Prefeito Ivan Andrade disse ser esta a última Exposição de seu governo e que depois de 8 anos leva "a sensação do dever cumprido, "pois tudo o que fiz  foi para melhorar a vida de Tombos com obras e conquistas e por todo canto que passo dentro do Município vejo obras que realizei em meu governo e isso me deixa muito feliz". Ivan disse ainda que encontrou muitas barreiras e que ali mesmo naquela festa estavam pessoas "que diziam que a festa seria embargada, mas, graças a Deus ela está acontecendo, porque Deus olha por nós" e finalizou "lamento por aqueles que pregam uma coisa e que depois da eleição percebem que o quadro político é outro. Nós somos uma realidade". Logo a seguir declarou aberta a exposição.

César Menotti e Fabiano encantaram o
grande público que compareceu ao show.
Além dos oradores, estiveram presentes na abertura o Prefeito de Carangola Patrick Drumond, o vice-Prefeito de Tombos Mateus Pereira Jr, o Prefeito de Antônio Prado, Luiz Carlos, além de Secretários Municipais de Tombos e Vereadores daquele Município e de Municípios vizinhos.
Autoridades e convidados participaras após a abertura oficial, de um coquetel no centro de depósito e venda de café, uma conquista da Prefeitura Municipal de Tombos e da Cooprosol, presidida por Daniel Seabra, junto ao Instituto Camargo Correa no valor de R$ 571 mil. O galpão servirá para estocagem e comercialização de café, prova, salão de classificação de grãos, sendo de grande valia para a cidade de Tombos e Municípios vizinhos.
Durante os quatro dias de festa aconteceram shows com Piratas do Forró e Gleiciane de Barros, Cesar Menotti e Fabiano, Inimigos da HP, Xodó di Nóis e Beijo de Mulher. Durante esse período, milhares de pessoas estiveram na cidade de Tombos prestigiando a 36ª Expo e os 160 anos de emancipação.
Os Pavilhões Agrícola e de Artesanato mostraram a diversidade de produtos agrícolas e artesanais produzidos no Município de Tombos, sendo os mesmos visitados durante todos os dias.

Nenhum comentário:

Postar um comentário