quarta-feira, 21 de setembro de 2011

Dr. José Carlos de Carvalho participa da inauguração do Centro Regional de Referência Ambiental e Ecoturística

Aconteceu, em Faria Lemos, no dia 2, com início às 19 horas, a inauguração do Centro Regional de Referência Ambiental, Cultural e Ecoturística que recebeu o nome de José Carvalho, uma homenagem ao farialemense pai do ex-Ministro e ex-Secretário de Meio Ambiente Dr. José Carlos de Carvalho.
O Padre Juciano Ricardo, Vigário da Paróquia de São Mateus, deu a Bênção ao local, ao lado do Prefeito José Clério Alves Terra - Clerinho e esposa Sueli; do vice-Prefeito Armando Delácio e esposa Maria Helena; do Dr. José Carlos de Carvalho e esposa Sônia; de Djalma de Carvalho e de Alberto Félix, Supervisor Regional do IEF na ocasião, representando o Secretário de Meio Ambiente do Estado Adriano Magalhães Chaves e demais autoridades.
Após a Bênção, Clerinho e Armandinho, Dr. José Carlos e Alberto Félix descerraram a fita inaugural, sendo recepcionados no interior do Auditório pela Corporação Musical José Ferreira, sob a batuta do Maestro Sebastião, que após a composição da mesa, executou o Hino Nacional Brasileiro.
Dr. José Carlos agradeceu em nome da família à homenagem feita a seu pai, e destacou que, apesar de nascer no Espírito Santo, Minas Gerais e o Rio de Janeiro representam "para mim, o espaço do Brasil mais significante e aqui está a tríplice-fronteira". O ex-Ministro lembrou que com seu pai aprendeu os grandes valores de Minas que estão ligados afetivamente a terra, ressaltando "as ruas de Faria Lemos guardam os mistérios e segredos da infância de meu pai, que nos deixou um legado de mineiridade por ter vivido nesta terra. Com ele aprendi a ser mineiro". Ao findar a sua fala lembrou "o Prefeito é Terra, a homenagem é Carvalho, esperamos que esse carvalho possa produzir frutos, que este Centro seja um carvalho de frutos para o meio ambiente, a cultura e o ecoturismo".
Alberto Félix justificou a ausência do Secretário Adriano Magalhães e falou de seu orgulho em participar daquela inauguração, pois o Centro Regional está situado entre dois parques importantes, o Nacional do Caparaó e o Estadual da Serra do Brigadeiro. "A Zona da Mata precisava de um espaço para o exercício de sua cidadania", lembrou Alberto, ressaltando "que este espaço contribua para a educação ambiental, a preservação e a conscientização. O Centro é importante na conscientização de crianças e jovens e da população em geral" e anunciou que em breve o IEF realizará ali um Curso de Educação Ambiental para Professores e alunos.
Depois de falar da importância da participação de sua esposa, filhos, netos e irmãos e familiares naquela inauguração, o Prefeito Clerinho contou como tudo aconteceu para a concretização daquele Centro, lembrando que fora convidado pelo Prefeito de Tombos, Ivan Andrade, para recepcionar, naquele Município, o então Secretário de Estado Dr. José Carlos e lá, sentando-se ao lado do Secretário,  descobriu que ele tinha afinidades com Faria Lemos e na época ele disse que queria fazer algo pelo Município. Daí, projetamos o  Centro Regional e eu levei pessoalmente este projeto à Secretaria de Meio Ambiente e ele prontamente assumiu o compromisso. Pouco tempo depois o Dr. Geraldo Fausto (então Presidente do IEF) estava em Faria Lemos representando o Secretário para assinar o Convênio.
O Prefeito disse ainda de sua emoção em estar inaugurando uma obra daquele porte, com um custo de mais de R$ 250 mil e agradeceu ao Dr. José Carlos por ter presenteado Faria Lemos e a região com o Centro Regional e finalizou sua fala lembrando que em sua infância não conseguiu descascar uma tangerina e que seu pai o fez por ele, arrematando "hoje o Dr. José Carlos de Carvalho nos deu uma tangerina descascada para que Faria Lemos e toda a região possa chupar".
Presentes - Entre os presentes à inauguração estavam Aloísio Barbosa e Ronaldo Machado (Prefeito e vice de Espera Feliz), Tânia Aguiar (Superintendente de Ensino), Lander Oliveira (Secretário de Saúde), os Secretários João Paulo Machado e Ana Maria (Carangola), os Vereadores Irene Romero, Luciene Teixeira, José Carlos Perussi e Luiz Carlos Arruda (Tombos), além dos Vereadores Antônio Geraldino Simões, João Berto da Silva, José Fernando Pereira, Walter Lúcio Ventura, Eduardo Santana, Ivan Anacleto, José Maria da Silva e Luiz Antônio Ferreira (Faria Lemos), Albino Neves, Presidente da ABRALUZ, Sargento Marco Aurélio Knaipp, Betty Giovannoni, Dr. Renato Gomes, Eduardo Kieffer e diversos outros Secretários Municipais, além de um público de mais de 300 pessoas.
Coquetel - Após os pronunciamentos foi servido um coquetel a todos os presentes, abrilhantado por Batera Trio, formado por Fernando, Sandro e Deri e contou com a participação especial de China, ocasião em que o próprio Prefeito Clerinho deu uma "canja" para os presentes ao lado da esposa Sueli.

Nenhum comentário:

Postar um comentário