quarta-feira, 15 de junho de 2011

Temos muito que aprender com o Japão

*O Tsunami que atingiu o Japão devastando grande parte daquele país deixou o mundo perplexo, tamanho foi o furor das águas.
Apesar das grandes perdas materiais, do vazamento radioativo, das mortes e devastação, o Japão deixou para o Ocidente uma grande lição de vida e dela 10 coisas precisam ser aprendidas com o Japão e o povo japonês: 1- A calma - Nenhuma imagem de gente se lamentando, gritando e reclamando 'que havia perdido tudo'. A tristeza por si só já bastava; 2- A dignidade - Filas disciplinadas para água e comida, nenhuma palavra dura e nenhum gesto de desagravo; 3- A habilidade - Arquitetos fantásticos, por exemplo. Os prédios balançaram, mas não caíram; 4- A solidariedade - As pessoas compravam somente o que realmente precisavam para o momento. Assim, todos poderiam comprar alguma coisa; 5- A ordem - Nenhum saque à lojas. Sem buzinaço e tráfego pesado nas estradas. Apenas compreensão; 6- O sacrifício - 50 trabalhadores ficaram para bombear água do mar para os reatores da Usina de Fukushima. Como poderão ser recompensados? 7- A ternura - Os restaurantes cortaram pela metade seus preços. Caixas eletrônicos deixados sem qualquer tipo de vigilância. Os fortes cuidavam dos fracos; 8- O treinamento - Velhos e jovens, todos sabiam o que fazer e fizeram exatamente o que lhes foi ensinado; 9- A imprensa - Mostraram enorme discrição nos boletins de notícia. Nada de reportagens sensacionalistas com repórteres imbecis. Apenas calmas reportagens dos fatos; 10 -A consciência - Quando a energia acabava em uma loja, as pessoas recolocavam as mercadorias nas prateleiras e saíam calmamente. Nenhum arrastão contra o povo ou para roubar o comércio.
É evidente que se nos basearmos em exemplos que dão certo e que são bons para todos e não apenas para alguns, certamente o Brasil e os brasileiros poderão um dia ter uma vida muito melhor. Para isso, precisamos apenas entender essas 10 ações e colocá-las em prática em nossas vidas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário