segunda-feira, 1 de agosto de 2011

Um caso de sucesso: Albino Neves recebe Troféu das mãos do Ministro Pedro Novais em nome da ABRALUZ

Depois de avaliar milhares de projetos na 3ª Chamada dos Casos de Sucesso na implantação do Programa de Regionalização do Turismo - Roteiros do Brasil, o Ministério do Turismo escolheu os 9 casos de Sucesso do País. São eles: Gestão Turística Municipal, a qual foi proponente a Secretaria de Turismo, Cultura e Desportos de Triunfo - PE; Gestão Turística Regional - proponente - Associação do Circuito Serras Verdes, do Sul de Minas; Roteiro Turístico - Sebrae/PR; Sítio Eletrônico Promocional - Secretaria Municipal de Turismo de Bento Gonçalves - RS, que também foi ganhadora no Caso de Sucesso de Material Promocional; Sustentabilidade Ambiental - Prefeitura Municipal da Estância de Socorro - SP; Sustentabilidade Social - Secretaria Municipal de Turismo de Porto Alegre - RS; Sustentabilidade Cultural - Prefeitura Municipal de Ouro Preto - MG e Roteiro ou Destino Turístico Segmentado - Caminho da Luz, o Caminho do Brasil, sendo proponente a Associação Brasileira dos Amigos do Caminho da Luz - ABRALUZ.
Os 9 vencedores foram premiados com um Troféu, em São Paulo, no dia 14 de julho, durante a realização do 6º Salão de Turismo - Roteiros do Brasil, que aconteceu no Anhambi no período de 13 a 17 de julho.
O resultado da escolha dos Casos de Sucesso, assim como a premiação, podem ser encontrados no site do Ministério do Turismo.
Durante a Cerimônia de premiação estavam presentes o Ministro do Turismo Pedro Novais, a Secretária Nacional de Políticas de Turismo Ana Izabel Mesquita de Oliveira, o Diretor da Federação Nacional do Comércio Alexandre Sampaio de Abreu, a Coordenadora da Câmara Temática de Regionalização e Presidente da ABBTUR Nacional Tânia Ômena, além de Secretários de Estado de Turismo de vários Estados do Brasil.
Os premiados receberam um Troféu esculpido pelo artista Mestre Santana, de Ceará-Mirim/RN.
Bel Mesquita, Secretária Nacional de Turismo, disse que foi difícil escolher os melhores Casos de Sucesso no Brasil, pois a escolha obedece a inúmeros critérios, e afirmou que naquela noite estavam sendo premiados os 9 melhores, e que o maior premiado era o turismo brasileiro.
Já o Ministro Pedro Novais disse que estava vivendo grandes emoções nos dois primeiros dias do 6º Salão de Turismo e que aquele era um momento importante para o turismo brasileiro, pois estava-se premiando os melhores casos de sucesso do Brasil e isso é um fato importante para o turismo brasileiro. O Ministro também garantiu que o Brasil estará preparado para a Copa de 2014 “pois isso é uma exigência da Presidente Dilma Rousseff. Outro fato lembrado pelo Ministro é que o Brasil precisa incrementar o turismo interno e de periferia, lembrou que a Espanha faz um turismo interno e dentro da Comunidade Européia, e é isso que coloca aquele país num lugar de destaque em termos de faturamento com o turismo.
Logo a seguir deu-se a entrega dos Troféus, tendo o Ministro entregue o troféu a Albino Neves, Presidente da ABRALUZ, saindo logo depois para cumprir outros compromissos. Os outros Troféus foram entregues por Bel Mesquita, Alexandre Sampaio e Tãnia Ômena.
Durante a Missa realizada no dia 17, na Igreja de N. Sra. das Dores, em Tombos, marcando o início da 11ª Caminhada Coletiva do Caminho da Luz, o Caminho do Brasil, Albino Neves apresentou o Troféu recebido ao Padre Célio, à comunidade tombense e a todos os presentes, lembrando que aquele era um prêmio de todos, pois dentro da construção do Caminho da Luz, cada  habitante da região e cada peregrino à pé, de bike ou à cavalo assenta um tijolo nesta construção e portanto este Troféu é de todos nós.

No dia 16 o Caso de Sucesso do Caminho da Luz foi apresentado em palestra proferida no núcleo de conhecimento do 6º Salão de Turismo, onde Rodrigo Stephan de Souza Telles, Presidente do Clube de Cicloturismo do Brasil e parceiro da ABRALUZ na realização do Bike Luz fez uma palestra para as centenas de pessoas presentes bem como participou de um debate entre os presentes. Na palestra foi destacado que a ABRALUZ tem como prioridade a preservação da cultura, do meio ambiente e de um turismo sustentável e que o sucesso do Caminho deve-se a estes e outros princípios.
O Presidente Albino Neves, após a palestra e mesa de debates, agradeceu a Rodrigo Telles pela sua participação em representar o Caminho da Luz naquele evento.
Maiores detalhes sobre a premiação podem ser conferidos no site do Ministério do Turismo através do endereço eletrônico: http://www.salao.turismo.gov.br/salao/noticias/detalhes_noticias/20110714_23.html
e também no link da Secretaria de Estado de Turismo: http://www.turismo.mg.gov.br/noticias/1053-noticias-


Nenhum comentário:

Postar um comentário