segunda-feira, 22 de agosto de 2011

Padre Jusciano realiza Bênção da escultura de São Mateus e faz agradecimento a Welington Villela, José Luzia e Albino Neves



*O Pároco de Faria Lemos, Jusciano Ricardo, realizou, no dia 31 de julho, uma Missa na Igreja Matriz de São Mateus para apresentar a restauração das obras de arte daquela Igreja, a reforma de sua estrutura física e também para dar as Bênçãos ao Monumento esculpido na porta da Igreja pelo artista Afonso Barra e doado pela Associação Brasileira dos Amigos do Caminho da Luz, através de seu Presidente Albino Neves àquela comunidade e Paróquia.
A Missa contou com a participação de mais de uma centena de farialemenses, do Prefeito de Faria Lemos, José Clério Alves Terra, Clerinho, de Welington Vilela e de Albino Neves.
Após a Celebração, Padre Jusciano convidou a Welington Vilela e a Albino Neves para irem à frete do Atrium, onde fez um agradecimento especial ao construtor José Luzia, que coordenou a reforma da Igreja, à Comissão que ajudou na arrecadação dos recursos para a realização da mesma, e à toda a comunidade farialemense, para logo a seguir apresentar a restauração das obras de arte realizadas pelo artista plástico Welington Vilela e à doação da escultura feita pela ABRALUZ através de Albino Neves.
Ao usar da palavra, Welington Vilela disse que esperava que as obras ficassem prontas em 30 dias, mas que foram necessários mais de 90 dias, face ao estado em que as mesmas se encontravam e lembrou que poucas Igrejas no Brasil tem pinturas de tamanha qualidade.
Albino Neves parabenizou o Padre Jusciano e o artista plástico Welington Vilela pela sensibilidade de ambos por não permitirem, a exemplo do que aconteceu no passado, que os quadros fossem retocados de qualquer maneira comprometendo as belas obras de arte ali existentes. Logo a seguir falou sobre a escultura realizada por Afonso Barra, onde São Mateus ensina a uma criança peregrina negra as palavras de Deus, lembrando que a escultura era uma homenagem ao Padroeiro, ao povo de Faria Lemos, à criança e ao afro-descendente, aproveitando para destacar que Faria Lemos é o Município na região onde se concentra o maior número de afro-descendentes, pedindo desculpas a todos eles pela ignorância e maldade do homem branco que os escravizou no passado, chocando-os desumanamente, lembrando ainda que o afro-descendente tem um papel preponderante na história do Brasil. Na ocasião fez um agradecimento a todo o povo de Faria Lemos e ao Prefeito Clerinho pelo apoio que sempre deram ao Caminho da Luz, o Caminho do Brasil e aos peregrinos que passam por aquela cidade.

O Presidente da ABRALUZ disse ainda que aquela era a 5ª escultura sendo inaugurada. A 1ª foi em Tombos, onde foi feita uma homenagem aos índios, os primeiros peregrinos do Caminho da Luz; a 2ª em Catuné, onde a Padroeira N. Sra. de Lourdes abençoa a peregrina mulher; logo depois foi construída uma em Pedra Dourada, onde o Padroeiro São José abençoa um peregrino estrangeiro; depois em Carangola, onde a Padroeira Santa Luzia abençoa o peregrino deficiente visual, simbolizando todos os peregrinos portadores de deficiência física que passam pelo Caminho e naquele momento a do Padroeiro São Mateus abençoando o peregrino criança e os afro-descendentes.
Após aquelas palavras, o Padre Jusciano convidou a todos os fiéis para juntos irem até a escadaria da Igreja onde realizou a Bênção da estátua ao lado dos fiéis e do Prefeito Clerinho e agradeceu à ABRALUZ e a Albino Neves pela doação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário