sábado, 29 de setembro de 2012

Incendio no Parque Nacional queima grande área

Caminhantes da Luz no topo do Pico da Bandeira.
Pico da Bandeira, o ponto mais alto do sudeste
brasileiro, não foi atingido pelo fogo.

Cerca de 60 hectares de reserva foram destruídos dentro do Parque Nacional do Caparaó no dia 12. Segundo o ICMBio-Instituto Chico Mendes de Conservação da Bio Diversidade a área queimada representa o equivalente 10 campos de futebol.
O fogo foi controlado próximo à localidade de Rio Claro em Iúna/ES, no entanto ainda existiam vários focos devido ao tempo seco.
Os locais mais atingidos pelo fogo, segundo informou à Imprensa Luizmar Catheringer, Chefe em exercício do Instituto, foram os Córregos do Pedregulho e Pouso Alto e a localidade da Penha. O Chefe disse que as equipes de combate a incêndio trabalharam diuturnamente para controlar o fogo, tendo em vista que os locais são de difícil acesso.
Uma das maiores preocupações da Direção do Parque foi que o fogo não chegasse ao Pico da Bandeira. A Direção do Parque lembra que, apesar do trabalho dos brigadistas e seu treinamento para o combate a incêndio, a população deve ter uma participação fundamental dentro do processo, evitando fazer queimadas que possam atingir a área do Parque, o que trás como consequência destruição para o meio ambiente. Luizmar lembrou ainda que 304 hectares, uma área maior que 30 campos de futebol foi atingida em 2010 e que toda precaução e prevenção devem ser observadas para que o Parque e o meio ambiente não venham a sofrer outros danos, tendo em vista que isso significa a morte de muitas espécies vegetais e animais, sendo que no Parque muitas destas espécies são endêmicas, raras e outras até novas para a ciência.

Nenhum comentário:

Postar um comentário