sábado, 17 de março de 2012

Rota dos Monumentos deve crescer este ano

Catuné: Nossa Senhora de Lourdes
abençoa a peregrina mulher.
As esculturas feitas pelo artista Afonso Barra, encomendadas pela Associação Brasileira dos Amigos do Caminho da Luz - ABRALUZ, através de seu Presidente Albino Neves tem encantado aos caminhantes, ciclistas e cavaleiros que percorrem a rota de peregrinação do Caminho da Luz e também aos turistas que visitam a Cachoeira de Tombos, a Gruta da Pedra Santa, Pedra Dourada, Faria Lemos e Carangola, onde já existem esculturas do artista.
Na cachoeira de Tombos, a escultura de um índio caçando e uma índia com o pequeno índio no colo a amamentar, homenageia o indigenista Itatuitim Ruas e os índios, primeiros peregrinos a percorrer essa rota em direção à Montanha Sagrada do Brasil, o Pico da Bandeira.

Albino Neves e o escultor Afonso Barra
junto ao Monumento em Faria Lemos.
A idéia da ABRALUZ é homenagear as comunidades e os diversos tipos de peregrinos. Assim sendo, na Gruta da Pedra Santa a escultura retrata a Padroeira Nossa Senhora de Lourdes abençoando a uma peregrina mulher, já em Pedra Dourada o Padroeiro São José dá as Bençãos a um peregrino estrangeiro, enquanto em Faria Lemos o Padroeiro São Mateus tem ao colo um peregrino criança e afrodescendente. Já em Carangola, a Padroeira Santa Luzia dá a Benção a um peregrino deficiente visual, simbolizando os demais deficientes físicos. Também em Carangola, na Escola Regina Pacis, Afonso Barra esculpiu uma réplica da Pietá, onde Maria tem o filho Jesus ao colo, após ser retirado da cruz.

O Escultor Afonso Barra junto da
Irmã Leonice durante a preparação da
escultura da Pietá, na Escola Regina Pacis.
Albino Neves anunciou que já manteve contato com o Prefeito Sebastião Sales, de Caiana, e que deverá ser esculpida, para ser colocada naquela cidade, o Padroeiro São João Batista, que deverá homenagear o peregrino idoso e ao mesmo tempo aqueles que foram os protetores dos peregrinos da Terra Santa na Idade Média, os Cavaleiros Templários, tendo em vista que São João Batista também é o Padroeiro da Ordem. Logo depois deverão ser feitas as esculturas em Espera Feliz, Caparaó e Alto Caparaó, fechando o circuito de esculturas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário