Depois de avaliar milhares de projetos na 3ª Chamada dos Casos de Sucesso na implantação do Programa de Regionalização do Turismo - Roteiros do Brasil, o Ministério do Turismo escolheu os 9 casos de Sucesso do País. São eles: Gestão Turística Municipal, a qual foi proponente a Secretaria de Turismo, Cultura e Desportos de Triunfo - PE; Gestão Turística Regional - proponente - Associação do Circuito Serras Verdes, do Sul de Minas; Roteiro Turístico - Sebrae/PR; Sítio Eletrônico Promocional - Secretaria Municipal de Turismo de Bento Gonçalves - RS, que também foi ganhadora no Caso de Sucesso de Material Promocional; Sustentabilidade Ambiental - Prefeitura Municipal da Estância de Socorro - SP; Sustentabilidade Social - Secretaria Municipal de Turismo de Porto Alegre - RS; Sustentabilidade Cultural - Prefeitura Municipal de Ouro Preto - MG e Roteiro ou Destino Turístico Segmentado - Caminho da Luz, o Caminho do Brasil, sendo proponente a Associação Brasileira dos Amigos do Caminho da Luz - ABRALUZ.
Os 9 vencedores foram premiados com um Troféu, em São Paulo , no dia 14 de julho, durante a realização do 6º Salão de Turismo - Roteiros do Brasil, que aconteceu no Anhambi no período de 13 a 17 de julho.
O resultado da escolha dos Casos de Sucesso, assim como a premiação, podem ser encontrados no site do Ministério do Turismo.
Durante a Cerimônia de premiação estavam presentes o Ministro do Turismo Pedro Novais, a Secretária Nacional de Políticas de Turismo Ana Izabel Mesquita de Oliveira, o Diretor da Federação Nacional do Comércio Alexandre Sampaio de Abreu, a Coordenadora da Câmara Temática de Regionalização e Presidente da ABBTUR Nacional Tânia Ômena, além de Secretários de Estado de Turismo de vários Estados do Brasil.
Os premiados receberam um Troféu esculpido pelo artista Mestre Santana, de Ceará-Mirim/RN.
Bel Mesquita, Secretária Nacional de Turismo, disse que foi difícil escolher os melhores Casos de Sucesso no Brasil, pois a escolha obedece a inúmeros critérios, e afirmou que naquela noite estavam sendo premiados os 9 melhores, e que o maior premiado era o turismo brasileiro.
Já o Ministro Pedro Novais disse que estava vivendo grandes emoções nos dois primeiros dias do 6º Salão de Turismo e que aquele era um momento importante para o turismo brasileiro, pois estava-se premiando os melhores casos de sucesso do Brasil e isso é um fato importante para o turismo brasileiro. O Ministro também garantiu que o Brasil estará preparado para a Copa de 2014 “pois isso é uma exigência da Presidente Dilma Rousseff. Outro fato lembrado pelo Ministro é que o Brasil precisa incrementar o turismo interno e de periferia, lembrou que a Espanha faz um turismo interno e dentro da Comunidade Européia, e é isso que coloca aquele país num lugar de destaque em termos de faturamento com o turismo.
Logo a seguir deu-se a entrega dos Troféus, tendo o Ministro entregue o troféu a Albino Neves, Presidente da ABRALUZ, saindo logo depois para cumprir outros compromissos. Os outros Troféus foram entregues por Bel Mesquita, Alexandre Sampaio e Tãnia Ômena.
Durante a Missa realizada no dia 17, na Igreja de N. Sra. das Dores, em Tombos, marcando o início da 11ª Caminhada Coletiva do Caminho da Luz, o Caminho do Brasil, Albino Neves apresentou o Troféu recebido ao Padre Célio, à comunidade tombense e a todos os presentes, lembrando que aquele era um prêmio de todos, pois dentro da construção do Caminho da Luz, cada habitante da região e cada peregrino à pé, de bike ou à cavalo assenta um tijolo nesta construção e portanto este Troféu é de todos nós.

O Presidente Albino Neves, após a palestra e mesa de debates, agradeceu a Rodrigo Telles pela sua participação em representar o Caminho da Luz naquele evento.
Maiores detalhes sobre a premiação podem ser conferidos no site do Ministério do Turismo através do endereço eletrônico: http://www.salao.turismo.gov.br/salao/noticias/detalhes_noticias/20110714_23.html
e também no link da Secretaria de Estado de Turismo: http://www.turismo.mg.gov.br/noticias/1053-noticias-
Nenhum comentário:
Postar um comentário