segunda-feira, 1 de agosto de 2011

Coletiva 2011 reuniu peregrinos de vários estados brasileiros








Realizada no período de 17 a 24 de julho, a 11ª Caminhada Coletiva de Caminho da Luz, promovida pela Associação Brasileira dos Amigos do Caminho da Luz - ABRALUZ em parceria com a Operadora de Turismo Rastro de Luz, reuniu cerca de uma centena de caminhantes de vários Estados do Brasil, que percorreram os 200 km da via de peregrinação que tem início em Tombos e termina no Pico da Bandeira passando por Catuné, Água Santa, Pedra Dourada, Carangola, Caiana, Espera Feliz, Galiléia (Caparaó), Boa Vista e Alto Caparaó até a chegada no Parque Nacional do Caparaó, onde está situado o Pico da Bandeira, com 2.892 metros.
Na cidade de Tombos os caminhantes participaram de uma Missa celebrada pelo Padre Célio e na manhã do dia 18 foram recepcionados na base da Cachoeira de Tombos com um café da manhã servido por Sandro Moreira, Secretário de Turismo daquela cidade. Ao chegarem em Catuné, foram recepcionados na Escola Antônia Martins de Barros, onde aconteceu um jantar coletivo ao som de Betinho e XXX.

Na manhã do dia 19, depois de tomarem o café da manhã na comunidade do Balneário da Igrejinha, os caminhantes passaram por Água Santa até a chegada em Pedra Dourada, onde foram recepcionados na Pousada de Pedra Dourada pelas filhas de Paulo e Rosângela, Amanda e Fernanda, que os encaminharam para o local de pernoite, tendo o jantar acontecido no Restaurante do Parque São João.
O Café da manhã foi oferecido na Escola Municipal Manoel Quintão, e logo depois partiram em direção a Faria Lemos, sendo recebidos na divisa dos Municípios pela família Fava, Vanderli, Ercilene e Tatiana. No dia 20, os caminhantes tiveram que passar por uma rota alternativa tendo em vista obras que estavam sendo realizadas na rota original, sendo recepcionados em Faria Lemos por Wanderson Santana, que os encaminhou para a Escola Diogo de Vasconcelos onde foi oferecido o jantar daquela noite e o café da manhã do dia seguinte e também onde assistiram uma apresentação da Corporação Musical José Ferreira, sob a batuta do Maestro Sebastião.
No dia 21, em direção a Carangola, os participantes passaram pelo Córrego do Inhame e logo depois rumaram em direção a Serra dos Cristais até chegarem em Carangola, onde foram recepcionados por Clarissa Assef na porta da Fafile/UEMG onde aconteceu o pernoite coletivo, tendo o jantar sido realizado no restaurante Jurandais ao som de Marcelo Zona Norte.
O café da manhã do dia 22 foi servido na cantina da Fafile/UEMG pela família de Miltão. De lá os caminhantes rumaram para Espera Feliz passando por Ernestina, um dos mais belos trechos do Caminho e por Caiana.
Caminhando no dia 23 em direção ao Alto Caparaó, os peregrinos foram recepcionados na comunidade da Galiléia pela família de D. Adeiu Brinati e em Alto Caparaó, recepcionados na Operadora de Turismo Rastro de Luz onde receberam o Certificado das mãos de Cátia Santiago e Albino Neves e foram encaminhados aos locais de pernoite por Marlon.
O jantar do dia 23 e o café da manhã do dia 24 aconteceram no Restaurante Mineiro.
Na noite do dia 23 aconteceu uma Celebração na Igreja N. Sra. da Conceição, que emocionou a todos os participantes, tendo em vista que vários deles deram depoimentos sobre suas experiências ao longo do Caminho.
Devido à situação climática, muitos caminhantes foram até a Casa de Pedra e cerca de 30 deles atingiram o Pico da Bandeira, entre eles, D. Maria Godoy que, aos 70 anos, conquistou o ponto mais alto acessível do país.
Ao término do evento, Albino Neves agradeceu a recepção e o apoio dos Prefeitos Ivan Andrade (Tombos), Silvanir Andrade (Pedra Dourada), José Clério Alves Terra, Clerinho (Faria Lemos), Patrick Drumond (Carangola) e Aloísio Barbosa (Espera Feliz).

Nenhum comentário:

Postar um comentário