terça-feira, 3 de junho de 2014

Parque Nacional do Caparaó completa 53 anos de criação




*Criado em 24 de maio de 1961 pelo Decreto Federal nº 50.646, localizado na divisa entre os Estados de Minas Gerais e Espírito Santo, o Parque Nacional do Caparaó completou 53 anos.
O Parque, além de abrigar o Pico da Bandeira, o terceiro pico mais alto do país, com  2.892 metros de altitude, sendo o mais alto com facilidade de acesso, abriga também outros 4 picos incluídos entre os 10 mais altos do Brasil.

O PNC tem uma área de 31.800 hectares com diversos tipos de ecossistemas, importante patrimônio natural, geológico e hidrográfico, além de uma infinidade de espécies vegetais e animais, novas para a ciência e ameaçadas de extinção. O Parque recebe cerca de 30 mil visitantes/ano em suas trilhas, cachoeiras, vales e principalmente no Pico da Bandeira, o mais alto da região sudeste.
Área de camping e lazer estruturada com banheiros públicos, lava-pratos, churrasqueiras, lixeiras e postos de guarda, fazem do Parque Nacional do Caparaó um lugar aprazível para o visitante.
O Parque tem como Gestor o Analista Ambiental Anderson Nascimento, que reconhece a importância da finalização do plano de manejo para que a Unidade de Conservação ganhe melhor estruturação e gestão com novos atrativos e serviços, objetivando maior integração do Parque com a comunidade do entorno e no processo de desenvolvimento regional.
O Parque também é o que tem o maior número de autorizações para pesquisas em todo o país.
Recentemente o programa Expedições, da TV Brasil esteve no Parque Nacional do Caparaó fazendo um documentário sobre sua estrutura e história.

Nenhum comentário:

Postar um comentário