segunda-feira, 9 de julho de 2012

Livreto sobre a história da Gruta da Pedra Santa será lançado dia 15 de julho



A Associação Brasileira dos Amigos do Caminho da Luz - ABRALUZ está produzindo um Livreto para ser distribuído durante as festividades de Nossa Senhora de Lourdes, na Gruta da Pedra Santa, em Catuné, festa que ocorre no terceiro domingo do mês de julho quando é feita a abertura da Caminhada Coletiva Oficial do Caminho da Luz e que também é o Dia do Caminho da Luz, reconhecido através da Lei Estadual Nº 16.656/2007. .
O Livreto colorido foi escrito pelo Jornalista Albino Neves e narra a história da Gruta da Pedra Santa e também tem um depoimento de sua zeladora, D. Madalena Alves Fumian, que há 50 anos é a guardiã da gruta.


Recheada de beleza e mistério, a Gruta da Pedra Santa tem atraído anualmente milhares de visitantes que ali comparecem em busca da introspecção, do encontro com o Divino, da cura física e/ou espiritual.
Segundo D. Madalena, a Gruta da Pedra Santa foi descoberta por caçadores que exploravam a região nos meados do ano de 1800. Dizem que quando eles a encontraram tiveram receio de entrar no local e que, quando entraram, acharam vários objetos feitos por índios, como panelas e outros utensílios.  Dizem também que o local serviu de esconderijo de escravos.
Naquela época o lugarejo era conhecido como Mata dos Crioulos e/ou Lajinha, sendo que em 1884 passou a chamar-se Catuné, nome de origem indígena que tem como significado "pessoa que fala bonito", apelido que os indígenas deram ao Padre Antônio Gonçalves Nunes.
Os descobridores ficaram impressionados com a força energética do local, o que proporciona um sentimento de profunda paz. Descobriram que se tratava de um altar de espiritualidade e religiosidade, sentiram que era uma Gruta Santa.
É nessa atmosfera de mistério, religiosidade e magia que se desenvolve a "História da Pedra Santa", cujo Livreto   será lançado dia 15 de julho próximo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário