domingo, 14 de julho de 2013

O peregrino mais idoso do Brasil foi homenageado nos Passos de Anchieta



S. Virgílio quando falava sobre sua emoção 
em percorrer o Caminho da Luz, classificando 
o mesmo como o mais belo.
O mais idoso peregrino do Brasil, Virgilio da Silva Ribeiro, falecido aos 91 anos em 15 de maio do corrente ano, foi homenageado durante a realização da 16ª Edição dos Passos de Anchieta, ocorrida de 30 de maio a 2 de junho, saindo da Catedral de Vitória até Anchieta, evento que contou com a presença de Renato Casagrande, Governador do Espírito Santo, de Alexandre Passos, Secretário de Turismo, Lucas Izoton, ex-Presidente da Federação das Indústrias do Espírito Santo e um dos criadores dos Passos de Anchieta juntamente com o Jornalista Eustáquio Palhares e diversas outras autoridades e milhares de peregrinos de todo o Brasil.
Na ocasião, foi lido um texto intitulado "Eu sou os Passos do Senhor" escrito por ele em 23 de março de 2012 no qual escreveu, aos 90 anos, que diz o seguinte:

S. Virgílio saudando as montanhas de Minas Gerais.
 "Caminhar é a própria essência da minha liberdade espiritual e física e da minha livre imaginação.
Que o planeta possa ser envolvido em emanações de amor e respeito, voltando tudo ao seu lugar de origem, funcionando como um todo, em harmonia com o universo, transformando-se, gerando recursos naturais para o que foi criado, trazendo ao homem a sua sobrevivência e instruindo-o, porque o planeta precisa sobreviver.
Que a natureza cresça em seu curso normal, trazendo a beleza das cores e perfumes, gerando plantas e essências transformadoras, que nada seja destruído sem o propósito de um bem maior à humanidade.
Que as águas doces e salgadas abriguem suas vidas aquáticas e belas, trazendo ao homem alimento e preciosidades.
Que os animais livres em bandos corram por campos férteis e em bandos, seguindo o curso normal de procriação, estabelecendo o equilíbrio da natureza.
Que os pássaros voem em longos percursos migratórios e, no final, encontrem árvores floridas e perfumadas, onde farão seus ninhos. As fêmeas escolherão seus parceiros e a espera para a desova é uma consequência biológica. Que as novas floradas surjam em esplendor e beleza, que abriguem as novas aves e que sejam tão somente tocadas com amor.
Que os ventos refrescantes soprem em todas direções, levando sementes para todos os cantos, para que haja abundância e que não falte alimentação a todos os seres vivos, pois cada um cumprirá o seu dever.
Que o fogo aqueça as lareiras e os fogões e que só aconteça em cumprimento de uma ordem natural das necessidades.
Que o chão que eu piso seja úmido e fértil e que não nos falte nunca o alimento que dele provém.
Que eu esteja sempre consciente de tudo o que eu possa fazer para conservá-lo, porque Deus já o fez perfeito, e cabe a nós conservá-lo, conforme o seu desejo, em equilíbrio e harmonia.
Que eu, como fruto integrante desta natureza humana, me transforme no que devo ser, centelha Divina, ponto de luz no universo, irradiando amor incondicional a todas as coisas e seres deste planeta.
No exato momento em que nos dispomos a seguir em frente, sempre na mesma direção, ficamos à mercê de Deus e apenas lapidamos a realidade da própria imaginação".
Sr. Virgílio já havia percorrido os principais caminhos de peregrinação do Brasil e do mundo, sempre que lhe perguntavam qual era o mais belo caminho de peregrinação do Brasil ele não hesitava em dizer "O Caminho da Luz".

Nenhum comentário:

Postar um comentário