quarta-feira, 3 de abril de 2013

Comissão de Educação e Cultura aprova reconhecimento do Caminho da Luz como Patrimônio Nacional


Deputado Reginaldo Lopes,
autor do Projeto.
Em 2010 o Deputado Reginaldo Lopes apresentou o Projeto de Lei nº 7.817 que erige em Monumento Nacional a rota de peregrinação denominada Caminho da Luz, o Caminho do Brasil, rota esta reconhecida como Patrimônio  Cultural de Minas Gerais através da Lei 18.086/2009.

Nesses 3 anos em que tramita no Congresso Nacional, o projeto passou por várias Comissões e, no final de 2012, pela Comissão de Educação e Cultura, onde o Relator opinou pela aprovação do mesmo, lembrando que "o reconhecimento de alcance nacional que esta proposição defende está à mesma altura da importância e da riqueza dos 3 elementos que constituem esta notável obra humana e natural de simbolismo para a memória dos brasileiros" e arremata destacando que "contribuirá para a sua valorização e divulgação, que poderão no futuro ensejar medidas concretas de proteção". O fato aconteceu na sala da Comissão em 4 de dezembro de 2012.

Segundo o Deputado Reginaldo Lopes, este é mais um importante passo no reconhecimento que erige em Monumento Nacional o Caminho da Luz, o Caminho do Brasil e que a análise da Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania é que dará o parecer terminativo acerca da juridicidade e constitucionalidade da matéria, conforme anunciou o Presidente da Câmara dos Deputados.

Para Albino Neves, Presidente da Associação brasileira dos Amigos do Caminho da Luz, declarar o Caminho da Luz como Monumento Nacional representa o reconhecimento da rota de peregrinação percorrida há séculos pelos índios e um destaque especial para a região e para Minas Gerais. O Presidente acredita que a Comissão se Constituição e Justiça e de Cidadania saberá reconhecer a constitucionalidade da matéria para que se concretize mais um sonho de toda a região.

Nenhum comentário:

Postar um comentário