sexta-feira, 21 de dezembro de 2012

Dom Emanuel dá indulgência a fiés nas comemorações do 35º Jubileu de Santa Luzia, que teve a presença do Cardeal Dom Serafim

Dom Emanuel liderou a procissão que teve a participação de milhares de fiéis.
O 35º Jubileu de Santa Luzia, realizado no período de 4 a 13 de dezembro no Santuário de Santa Luzia, com o tema: "Santa Luzia: Exemplo de fé", e o lema: "A fé, que age por meio do amor" Gl 5,6 reuniu durante os festejos milhares de fiéis com uma vasta programação.
Pela primeira vez na história de Carangola (rota do Caminho da Luz), no dia 12 o Santuário de Santa Luzia recebeu a visita do Cardeal de Belo Horizonte, Dom Serafim, que participou da Celebração ao lado do Bispo Diocesano de Caratinga, Dom Emanuel Messias de Oliveira e de Padres de Carangola e região.
O ponto culminante das comemorações aconteceu no dia 13, dia de Santa Luzia que teve a programação iniciada às 5:30 h, com Alvorada realizada pela Lira 21 de Abril pelas ruas da cidade. Nas Missas das 7, 9 11 e 15 horas aconteceram as Bênçãos dos olhos no Santuário da Padroeira e às 18 horas o Bispo Dom Emanuel Messias realizou a solene Celebração Eucarística, que foi concelebrada pelos Padres de Carangola, Jamir Pedro Sobrinho, Brás Rabelo da Silva e José de Souza Lucas e também pelo Padre de São Francisco do Glória, José de Fátima.

O Cardeal Dom Serafim (BH) participou da Festa do Jubileu entre o Pároco Jamir e o Bispo Dioscesano Dom Emanoel Messias.
Jovens apresentaram peça sobre Santa Luzia.
Durante a Celebração Eucarística, Dom Emanuel, cumprindo os Ritos Canônicos do Vaticano, deu a indulgência (perdão de todos os pecados) a todos os fieis que cumpriram com os requisitos anunciados pela Igreja. Ao final da Celebração os jovens participantes da Igreja Wanderson Diniz, Mirian Guedes, Carlos Teixeira, Rafael Beneti e Rafaela Sapalaor encenaram a vida de Santa Luzia emocionando os milhares de fiéis que se encontravam no Santuário.
Ainda durante o dia de Santa Luzia aconteceu a Missa dos romeiros, a Bênção dos cavaleiros e motociclistas, a Missa do envio dos missionários da Novena de Natal, entre outras atividades.
Cerca de 2 mil fiéis acompanharam a procissão que saiu do Santuário, subiu a Rua Santa Luzia, passou pela Igreja do Largo do Rosário, contornou a Praça Governador Valadares, passou pela Rua Pedro de Oliveira contornando a Praça do Santuário até o retorno ao local de origem. Acompanharam a procissão fiéis de várias localidades que vieram a Carangola para agradecer Bênçãos recebidas de Santa Luzia e também em busca da cura dos males dos olhos.

A chegada do andor com a Imagem da Santa Padroeira no Santuário de Santa Luzia foi ovacionada pelos milhares de fiéis e também com uma significativa queima de fogos de artifício.
O grupo Ir ao Povo encerrou os festejos do Jubileu de Santa Luzia com um grande show na Praça do Santuário após receber uma lembrança das mãos de Aldaisa Leite e do Padre Jamir.
Os Padres da Paróquia e do Santuário de Santa Luzia não mediram agradecimentos aos fiéis por participarem do 35º Jubileu.

Nenhum comentário:

Postar um comentário