quarta-feira, 21 de dezembro de 2011

Dom Emanuel participa do encerramento do Jubileu de Sta. Luzia

Reconhecido pelo Papa Bento XVI como Santuário, local de Indulgência (no dia em que foi inaugurado pela ABRALUZ o monumento em homenagem ao Peregrino portador de deficiência e à Padroeira santa Luzia, em 2010), o Santuário de Sta. Luzia recebeu, no dia 13, durante as Comemorações do 34º Jubileu, milhares de fiéis e centenas de cavaleiros que recorreram àquele Santuário em busca de Bênção e Perdão.
O Jubileu de Sta. Luzia teve início no dia 4 com a entrega da imagem da Santa pelos fiéis da zona rural depois da mesma ter peregrinado pelos setores de Alvorada, Borboleta, Conceição, Lacerdina, São João, São José do Barroso, São Bento, Residência, Galdina, Furriel, Borboleta, Serra das Velhas, Ponte Geraldo e São Manoel do Boi.
Além dos Padres Edimilson, Juciano, Toninho e José Lucas, Padres de diversas outras Paróquias participaram das comemorações. Também estiveram presentes os Bispos Dom Odilon Moreira (Itabira) e Emanuel Messias, (Caratinga).

No dia da Padroeira de Carangola aconteceram duas Celebrações da Bênção dos Olhos. A primeira às 11 horas e a segunda às 16 horas, presididas pelos Padres Juciano e José Lucas, respectivamente. Às 14 horas aconteceu a Celebração Eucarística com os romeiros presidida pelo Padre Edimilson.
O marco alto das comemorações do 34º Jubileu teve início às 18 horas, quando milhares de fiéis acompanharam a Procissão Luminosa com a imagem de Sta. Luzia, que saiu do Santuário, subindo a rua que tem o nome da Santa, passando pela Igreja do Rosário, retornando pela Rua Pedro de Oliveira até a chegada à Praça do Santuário e adentrarem no recinto onde mais de mil fiéis já se encontravam pra receberem a imagem da Santa com calorosa salva de palmas.
Os Padres de Carangola e também os Padres José Geraldo Gouvea e Paulo Alexandre das Paróquias de Muriaé e Caratinga, respectivamente, receberam a imagem da Santa juntamente com Dom Emanuel Messias, que presidiu a Celebração.

Desde que assumiu a Diocese de Caratinga, esta foi a primeira vez que Dom Emanuel esteve em Carangola e na abertura da Celebração o Bispo agradeceu aos fiéis e falou de sua alegria em estar "no meio do povo de Deus".
Dom Emanuel disse que naquele ato descobriu o quanto estava cansado, pois desde que assumiu a Diocese tem trabalhado diuturnamente e pediu desculpas aos fiéis por não estar devidamente paramentado, fato que aconteceu pela primeira vez em sua vida de Sacerdócio ao longo de 35 anos, informando que "os paramentos ficaram em Caratinga, mas o Padre Toninho me ofereceu as vestes para essa Celebração".
O Bispo falou que Sta. Luzia é lembrada desde o século IV, lembrando de sua importância como "discípula missionária". Citou também São Francisco que evangelizava a todo momento com suas ações e se preciso "usava as palavras". "Ser discípulo ou missionário é imitar os discípulos missionários como Sta. Luzia.
Sempre carregado de grande fervor cristão em seu semblante, Dom Emanuel deixou claro em sua passagem por Carangola que a Igreja de Deus fora entregue nas mãos de um homem talhado para o sacerdócio, seguidor dos passos dos discípulos do Mestre Jesus. Sua mensagem de encerramento da Celebração foi a de que "o cristão não deve resolver as coisas no grito, mas no diálogo, sendo tolerante, procurando seguir o caminho dos Santos e, a seguir, fez a Oração de Sta. Luzia.
O Bispo e os Padres presentes à Celebração foram agraciados com uma lembrança oferecida pela Paróquia e entregue pelos Coordenadores da festa Altenísio e Rose.

Nenhum comentário:

Postar um comentário