quarta-feira, 21 de dezembro de 2011

Cachoeira de Tombos e Pico da Bandeira são os principais ícones do Turismo da região


Com belezas cênicas marcantes, a Cachoeira de Tombos (início do Caminho da Luz) e o Pico da Bandeira (término da rota de peregrinação), são os principais atrativos do cenário turístico regional e do Estado de Minas Gerais.
A Cachoeira de Tombos, situada na divisa dos Estados de Minas Gerais e o Rio de Janeiro dá  nome ao Município, sendo a 5ª maior em queda d'água do País e abrigando uma das primeiras Usinas Hidroelétricas de Minas Gerais, esta ainda em funcionamento.

Alem da exuberância de suas quedas, a Cachoeira de Tombos também abriga o Monumento Itatuitim Ruas, uma Escultura feita pelo artista Afonso Barra, onde se vê um índio caçando e uma índia com o filho no colo a amamentar, uma homenagem do Caminho da Luz aos índios primeiros peregrinos do Caminho.
Situado dentro do Parque Nacional do Caparaó, entre os Estados de Minas Gerais e o Espírito Santo, o Pico da Bandeira é o terceiro mais alto do país, sendo o primeiro mais alto acessível. Ali, onde Dom Pedro determinou que se fincasse uma bandeira do Império, o que originou o nome do Pico, que tem 2.892 metros, o visitante consegue enxergar por cima das nuvens e em tempo de céu totalmente limpo, dizem ser possível enxergar o mar, que está a cerca de 200km de distância.
Privilegiado do início ao fim, o Caminho da Luz tornou-se o Caminho do Brasil graças aos dois extremos, mas também por todo o percurso, que abriga fazenda centenárias, reservas ecológicas, cachoeiras e grande diversidade de plantas e animais, além do acolhimento sempre fraterno do povo das Minas Gerais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário