terça-feira, 18 de outubro de 2011

Inauguração de Aeroporto da Zona da Mata deve incrementar o turismo na região

Foi inaugurado no dia 1º, entre os Municípios de Goianá e Rio Novo, o Aeroporto Regional da Zona da Mata que a partir daquele dia passou a contar com novos horários ligando Campinas à Zona da Mata mineira. A companhia aérea Azul está disponibilizando vôos às 9:59h e 16:52h e às 11:15h e 18:40h com saída do Aeroporto Regional.
Segundo a Assessoria do Governo de Minas, a criação da segunda frequência no Aeroporto da Zona da Mata só tornou-se possível após a homologação da Agência Nacional de Aviação Civil - ANAC, no último dia 21 de setembro para vôos por instrumento noturno.
O Aeroporto Regional foi construído para atender à demanda de transporte aéreo de toda a Zona da Mata possibilitando a integração com os principais eixos econômicos do país, São Paulo, Rio de Janeiro e Belo Horizonte.
A taxa média de ocupação das aeronaves da Azul Linhas Aéreas, que tem 68 lugares, tem sido em média de 89% e a Direção do aeroporto disse que já estão instalados equipamentos modernos para navegação e segurança de tráfego aéreo, para inspeção de bagagens, além de câmeras de segurança, sendo que a Administração é realizada pela empresa terceirizada Multiterminais Alfandegados do Brasil, contratada por concorrência pública.

Além do tráfego de mercadorias, o Aeroporto Regional da Zona da Mata será de grande valia para o turismo da Zona da Mata mineira que conta, entre outros atrativos, com os Parques Estaduais de Ibitipoca e Serra do Brigadeiro e Parque Nacional do Caparaó e também o Caminho da Luz, o Caminho do Brasil, rota de peregrinação que tem início na cidade de Tombos e termina no Pico da Bandeira, o terceiro mais alto do país e o terceiro mais alto acessível, este, dentro do Parque Nacional do Caparaó.

Albino Neves, Presidente da Associação Brasileira dos Amigos do Caminho da Luz - ABRALUZ, destacou que a instalação de novos horários e a ligação direta com Viracopos será de Grande valia para o turismo regional, tendo em vista que um ônibus gasta em média 12 horas de São Paulo a Carangola enquanto que de Juiz de Fora a Carangola esse tempo reduz em 2/3 facilitando para os turistas que, vindo em grupo, ainda tem a opção de alugar um carro ou uma Van e fazer os 250km em três horas de viagem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário