terça-feira, 18 de outubro de 2011

Parque Estadual da Serra do Brigadeiro é foco do turismo da SETUR

O Secretário de Estado de Turismo Agostinho Patrus anunciou, antes do feriado de 12 de outubro, que os feriados nos meios de semana "são ótimas oportunidades para o descanso e o lazer e ainda a prática de atividade turística dentro do próprio estado, o que proporciona renda para as comunidades".
Na mesma ocasião Agostinho Patrus disse que duas boas opções eram os Parques Estaduais de Ibitipoca e Serra do Brigadeiro, localizados na Zona da Mata, que possuem belas paisagens, natureza exuberante e oportunidades de aventuras inesquecíveis.

Com 14.984 hectares, o Parque Estadual da Serra do Brigadeiro (foto) abrange os Municípios de Araponga, Divino, Ervália, Fervedouro, Miradouro, Muriaé, Pedra Bonita e Sericita, sendo uma Unidade de Conservação Ambiental, onde predominam a mata atlântica, montanhas, vales, chapadas, encostas, além de diversos cursos de água.
No Parque do Brigadeiro também se encontram os picos do Soares (1.985 m), Campestre (1.908m), Grama (1.899m) e Boné (1.870m).
O Parque conta com uma boa infra-estrutura composta por Centros de Pesquisa, Posto da Polícia Ambiental, Laboratórios, alojamentos para pesquisadores, centro de visitantes e de administração e residências, além da sede da Fazenda Neblina, antiga construção colonial que foi reformada e transformada em casa de hóspedes.
Por não possuir área de camping, a visitação só pode ser feita no período diurno no horário das 7 às 17 horas, sendo necessária a consulta à Administração antes de visitar os atrativos do Parque, o que pode ser feito através do telefone (32) 3721-7491.
O acesso para o Parque, chegando pela portaria Pedra do Pato, é feita pelo Município de Fervedouro a 27,7km em estrada não pavimentada. Já na portaria Araponga são 11km de terra de Araponga até o Parque.

Nenhum comentário:

Postar um comentário