quarta-feira, 31 de julho de 2019

Dezenas de peregrinos do Brasil, Alemanha e França percorram a rota de peregrinação do Caminho da Luz, o caminho do Brasil

Peregrinos da Luz na base da Cachoeira de Tombos
Peregrinos fazendo a Oração do Pai Nosso na base da Cachoeira de Tombos antes da partida




A 19ª Caminhada Coletiva Oficial do Caminho da Luz, o caminho do Brasil reuniu no período de 21 a 28 de julho de 2019 dezenas de peregrinos do Brasil, Alemanha e França e contou com a cobertura jornalística da TV Integração – Programa Tô Indo -, afiliada da Rede Globo de Televisão. Também acompanharam o evento o bloquista Silvan Alves e a Revista Mais.

Ao lado do peregrino Léo Rebello, Albino Neves falou sobre o Caminho da Luz e a vida
 O Caminho da Luz, o Caminho do Brasil é tombado como patrimônio Cultural de Minas Gerais através da Lei nº 18.086 de 15 de abril de 2009. A ABRALUZ, Associação que mantém a sinalização do Caminho é reconhecida como entidade de utilidade pública estadual através da Lei nº 16.580 de 29 de dezembro de 2006. O terceiro domingo de julho é considerado o Dia do Caminho da Luz também reconhecido através de Lei Estadual.
Àqueles que desejarem conhecer um pouco mais da história do Caminho da Luz, o Caminho do Brasil pode fazê-lo lendo o livro guia que teve publicada a primeira vez em 2003 e que tem suas seis edições já estão esgotadas. O livro está disponibilizado no link a seguir (*).
(*) Lembrete alguns telefones e e-mails contidos no livro estão desatualizados desde a última edição.

O Caminho da Luz é o único em todo o mundo onde se pode avistar o início (Cachoeira de Tombos) e o término o Pico da Bandeira - a Montanha Sagrada do Brasil - 2.892m.
No dia 21 todos aqueles que fizeram antecipadamente as reservas para participarem da peregrinação, foram recebidos no sesquicentenário Hotel Serpa, na cidade de Tombos, onde concluíram suas inscrições. Lá receberam suas apólices de seguro, cajados, credenciais, guias informativo, quites e todas as informações necessárias.



Às 17 horas do dia 21, os já inscritos fizeram uma caminhada até a base da cachoeira do Grilo, em Tombos onde ouviram uma palestra proferida pelo escritor e jornalista Albino Neves, mentor da rota de peregrinação que falou sobre o Caminho da Luz e a vida, discorrendo sobre a semelhança de ambos. Às 19:30 horas os peregrinos participaram de uma Missa na Igreja São Sebastião, celebrada pelo Padre Elias em intensão dos peregrinos.



Os que pernoitaram coletivamente dormiram na sede social do TESC, gentilmente cedida pelo presidente José Antônio Bandoli.
No dia 22, na base da cachoeira de Tombos, foi servido o café da manhã por Luiz Carlos Severino e sua esposa Alcinéa Severino que também serviram o lanche todos os dias ao longo do trajeto até Carangola. Após o café, foi feita uma foto oficial do grupo na base da cachoeira de Tombos e, a seguir, todos juntos rezaram a Oração do Pai Nosso e partiram rumo ao Pico da Bandeira.

Equipe da TV Integração - Afiliada da Rede Globo
 A equipe da Rede Globo formada por Bertha Ruskaia, José Maria Borges Silva (Tiquinho) e Luiz Mário de Abreu acompanhada do Comandante do 47º BPM-MG Coronel Joedes foram até o alto da propriedade do Coronel de onde puderam avistar a cachoeira de Tombos e o Pico da Bandeira, tomando conhecimento de que esta rota de peregrinação é a única em todo o mundo onde é possível avistar o seu início e término. 

Rosângela junto de Luiz e Rodrigo.
Luiz Peixeiro e Rodrigo Silva ficaram encarregados do transporte de mochilas de um local de pernoite ao outro durante todo o percurso. Na equipe de apoio também estiveram presentes Eutenciano Chagas, Leandro Vicini e Wanderson Braz além dos guia Josias e Paulinho. Também participou como apoio espontâneo o peregrino Olivio Pessôa Lira Lins, de Olinda.

Ao longo do Caminho da Luz os peregrinos passaram por matas nativas, cachoeiras, fazendas centenárias, plantações de café e pelas comunidades e municípios de Catuné, Água Santa, Pedra Dourada, Faria Lemos, Carangola, Caiana, Espera Feliz, Quicé, Pedra Menina, Galileia, Caparaó e Alto Caparaó até chegar ao destino final que é o Pico da Bandeira, a Montanha Sagrada do Brasil com 2.892 metros de altitude, o terceiro maior Pico do Brasil.
Trajeto: Tombos – Catuné – 24 km; Catuné – Pedra Dourada – 23 km; Pedra Dourada – Faria Lemos – 25 km; Faria Lemos – Carangola – 22 km; Carangola – Espera Feliz – 32 km; Espera Feliz – Alto Caparaó – 33 km; Alto Caparaó – Pico da Bandeira – 36 km, sendo que todos optaram por caminhar da Tronqueira, ultimo lugar onde é possível ir de carro, até o Pico da Bandeira – 18 km ida e volta.

O primeiro dia de pernoite foi em Catuné onde depois de passarem pela Gruta da Pedra Santa os peregrinos foram recebidos pela comunidade local. Ali a comunidade o Clube da Terceira Idade, foi contratado para servir o jantar e o café da manhã a todos.
No segundo dia os peregrinos rumaram para a cidade de Pedra Dourada, antes, porém, passaram pela Comunidade de Água Santa e pela cachoeira de Pedra Dourada, rumando depois para a Escola Estadual local do pernoite dos que dormiram coletivamente, gentilmente cedidas pelo Prefeito Silvanir Andrade. O jantar e o café da manhã foram servidos no Dourada Parque Hotel contratado para este fim. 


No terceiro dia os peregrinos rumaram para a cidade de Faria Lemos, passando antes pela propriedade de Vanderli e Ercilene, onde puderam voltar a serem crianças, brincando nos brinquedos rústicos e desfrutando dos vários quitutes oferecidos pelos proprietários, principalmente a famosa pele de angu, que dá água na boca. Também passaram pela cachoeira do Duduta e pelo Laticínio Cortês.


Em Faria Lemos os que pernoitaram coletivamente ficaram na Escola Municipal Diogo de Vasconcelos, gentilmente cedida pela Prefeita Suely Terra e pela secretária Nininha Martins, através de solicitação feita pelo secretário Wanderson Braz.  O jantar e o café da manhã foram servidos por Sirlene Drumond, contratada pela ABRALUZ, sendo que as mesas e cadeiras foram cedidas por Silas, da Caran- Cola.


O destino do quarto dia foi à cidade de Carangola, a maior cidade da região, antes, porém, passaram pela Serra dos Cristais que é toda adornada por tal mineral. Os peregrinos que dormiram coletivamente ficaram no Campus da Universidade do Estado de Minas Gerais – UEMG, gentilmente cedido pelo Diretor Doutor Braz Cosenza. Naquele Campus foi servido o café da manhã por Luiz Carlos Severino e sua esposa Alcinéa Severino, sendo que o jantar do quarto dia aconteceu no Restaurante Jurandai’s, ao som do teclado de Terena Marques.


A peregrinação do quinto dia foi em direção à cidade de Espera Feliz, antes, porém, os peregrinos passaram por Parada General e Ernestina um dos mais belos lugares de todo o Caminho com suas paredes adornadas por samambaias, bromélias e avenca e um visual de “tirar o folego”. Depois passaram pela cidade de Caiana até chegarem à Espera Feliz onde os que dormiram coletivamente ficaram no Seminário cedido gentilmente por Andréia Fernandes e cuidado por Alvino. O jantar e o café da manhã do dia seguinte foram servidos no Restaurante Dom Joseph através de Ana e sua família.


Antes de chegar à cidade de Alto Caparaó, destino do sexto dia, os peregrinos passaram por Quicé, Pedra Menina e Galileia onde a família de Luciana e Claret serviu o lanche daquele dia.
Os que dormiram coletivamente ficaram na Escola Estadual Coronel Américo Vespúcio de Carvalho, gentilmente cedida pela diretora Maria Aparecida Rodrigues Valério.


Ao chegarem a Alto Caparaó, os peregrinos receberam os diplomas de participação na peregrinação das mãos de Wanderson Braz e de Albino Neves.

Em Alto Caparaó a Comunidade de Nossa Senhora da Conceição recebeu a todos os peregrinos com uma Celebração Eucarística presidida pelo coordenador Fábio Machado.

Cerimônia na Igreja de Nossa Senhora da Conceição
A seguir o escritor e jornalista Albino Neves, presidente da ABRALUZ, convidou os peregrinos Henrique Chuquer, Dolores Melo, Antonio Hengler Rodrigues, Margarida Maria Scardua Rangel e Olivio Pessôa Lira Lins para irem no Atrium da Igreja onde discorreram sobre seus sentimentos e experiências ao longo da Coletiva Oficial do Caminho da Luz. Depois de dados todos os depoimentos, quando todos achavam que já tinha encerrado, foi chamado o casal mais idoso que participava da Coletiva Oficial o francês François Picque (76) e sua esposa Sylvia Mary Neves Kern (75).

Peregrinos são convidados para dar depoimentos
Após a Celebração e Eucaristia os Cavaleiros Templários do Gran Priorato Templário do Brasil – Cavalaria Espiritual São João Batista participaram da Cerimônia da Lavagem das Mãos. Estiveram presentes na Cerimônia os Templários Eutenciano Chagas (Gran Prior do Brasil), Adaniel Barbosa (Vice Gran Prior), Wanderson Braz (Grande Oficial) e o Cavaleiro Leandro Vicini. A lavagem das mãos do peregrino mais idoso, o Francês, François Picque (76) e sua esposa Sylvia Mary Neves Kern (75) foi feita pelo Grão Mestre das OSMTH Magnum Magisterium e presidente da ABRALUZ Albino Neves.


Ao término da Cerimônia da Lavagem das Mãos, o peregrino Luis Antonio Miranda Henri Guitton, relatou que teve durante a Cerimônia o mesmo sentimento que teve em Lourdes (França) de que a água não molhara a sua pele, o que também foi sentido por outros peregrinos.


O jantar deste dia e o café da manhã do dia seguinte foram servidos no Restaurante Mineiro, através de sua proprietária Elcy.
O sétimo dia o destino foi o Pico da Bandeira, o terceiro pico mais alto do Brasil, com 2.892 metros de altitude.


Antes da subida os peregrinos receberam da ABRALUZ um quite lanche na porta do Restaurante Mineiro onde a seguir embarcaram em Jeeps até a Tronqueira, último lugar de acesso de carros, iniciando a partir dali a subida à Montanha Sagrada do Brasil. Os peregrinos foram acompanhados pelos guias locais Josias e Paulinho.


Após retornarem do Pico da Bandeira, a maioria dos participantes embarcou em um ônibus fretado pela ABRALUZ que os transportou até Carangola, onde embarcaram em ônibus para os seus destinos.


A Rastro de Luz informou que os que dormiram em hospedagens particulares ficaram hospedados em casas de família em Catuné, no Dourada Parque Hotel (Pedra Dourada), casas de família e Hotel Ventura, em Faria Lemos, Palace Hotel, em Carangola, Hotel Pico da Bandeira, em Espera Feliz e Pousada Serra Azul e outros em Alto Caparaó.


A ABRALUZ expediu no dia seguinte a Caminhada Coletiva um agradecimento aos participantes:
Queridos Amigos e Amigas Caminhantes da Luz,
Conviver com vocês durante 7 dias foi algo muito especial.
A Coletiva Oficial é feita para vocês e por vocês!
Graças a Deus e a participação de cada um tudo correu da melhor forma possível
A ABRALUZ agradece em nome de seus membros, da Rastro de Luz, de todas as Comunidades e pessoas que nos serviram ao longo do Caminho a cada um de vocês por terem estado conosco e contribuírem para o sucesso do evento
Sejam sempre bem-vindos!
Deus os abençoe e, até breve, se Deus nos permitir!
Um forte abraço fraterno para cada um de vocês.
Albino Neves e equipe da ABRALUZ

O peregrino Celso Otavio Dias brindou a todos os participantes da Coletiva Oficial de 2019, no grupo de WhatsApp com uma bela poesia intitulada: Caminho da Luz.



Caminho da Luz.
O tempo parou.
A semana passou,
A rotina voltou, Mas o tempo parou.

Parou dentro da minha mochila,
Parou na casa da D. Luzia,
Parou no barulho das águas,
No canto dos pássaros.
Parou no suor do meu rosto,
No balanço da gangorra,
No sabor gourmet da pele de angu.
Parou no céu azul entrecortado pelo verde dos cafezais.

Ficou estacionado nas confissões das estradas,
Nos amigos que fiz,
Nas fotos que gravei na memória,
Nas confidências que ouvi e que fiz. 

Parou em Catuné.
Parou em Água Santa e Pedra Dourada.
Em Faria Lemos, Carangola e Caiana,
E de uma Espera Feliz parou em Quicé.
Parando de vez em Alto Caparaó. 

O tempo parou,
Mas o caminho não terminou.
O caminho não tem fim,
Continua dentro de mim.

Flores, Pedras, Pó, Matas e Rios,
Pessoas, pássaros, borboletas, anjos e duendes.
Vi tudo isso com olhos de menino,
Sem me ater às convenções gramaticais.
E por isso, em tudo vi e encontrei poesia.

E a poesia para o tempo.
Revive cada momento,
De dor, de odor e de calor,
De suor e de amor,
Do caminho que não terminou.

Gratidão a todos.


Finalizando a ABRALUZ lembrou a todos a frase de Fernando Pessoa quando disse que “tudo vale a pena quando a alma não é pequena”.















































































































































































Um comentário:

  1. Esse caminho é pura energização, reflexão e paz. Voltamos renovados e purificados e com uma forma diferente de ver a vida. Muito bom!

    ResponderExcluir