domingo, 29 de maio de 2011

Parque do Caparaó completa 50 anos e pode ter serviços privatizados





*Com a presença de membros do Instituto Chico Mendes, Prefeitos dos Municípios capixabas e mineiros, Deputados e Secretários de Estado do Espírito Santo e do Governador Renato Casagrande, daquele Estado, aconteceram no dia 24, na portaria de entrada pelo lado capixaba do Parque Nacional do Caparaó, as comemorações de 50 anos daquela importante Unidade, tendo o evento sido coordenado pela Diretora do Parque, Thais Faria de Rodrigues.
Depois de ser dado um abraço simbólico em todo Parque, Thais fez uma leitura relatando o trajeto percorrido para a criação daquela Unidade de Conservação, lembrando que em 25 de outubro de 1955 a indicação número 462 do então Deputado João Belo de Oliveira Filho dava um caráter institucional ao ato, sob a alegação que a criação do Parque Nacional do Caparaó era medida urgente e reclama pelo interesse nacional, citando que o Pico da Bandeira era o maior do país (na época) e que a área fazia divisa de dois Estados, devendo ser feito um aproveitamento hidrelétrico, de distribuição de água potável, e que traria grandes benefícios para a cultura de toda região.
Thaís lembrou que em setembro de 1957 o carangolense Vitor Nunes Leal, Chefe de Gabinete da Presidência da República anunciou o interesse do Presidente em pedir ao Ministro para fazer os estudos. Já em 1958, o Deputado Federal Lorival de almeida lançou o projeto na Câmra Federal que, finalmente, em 24 de maio de 1961 o Presidente Jânio Quadros criava o Parque Nacional do Caparaó através do Decreto 5.646.
Ao longo da trajetória para a criação do Parque, Thaís exaltou o trabalho de Inimar Novaes de Campos, que além de fazer a estrada até onde é a tronqueira, divulgou nota na imprensa e entregou um documento nas mãos do Presidente Getúlio Vargas em 23 de fevereiro de 1954, contendo um mapa da região e estradas. Falou também da importância dos moços de Presidente Soares, do Professor Francisco Pacheco da Rocha, de Carlos Boechat Machado, e exaltou que tudo teve uma força maior com a entrada do Dr Ronald Gripp dentro do processo.
Thais prestou homenagens a Inimar Novas de Campos, Dionei Farias, Paulo Gemine, Ronald Gripp e Nilo Carvalho, entregando a estes e/ou seus familiares pelas mãos do Governador Renato Casagrande, uma moção pelos seus feitos, moção esta que também foi entregue a Manuel Lacerda e, ao final do evento, a diversos funcionários e ex-funcionários do Parque.
O Prefeito Juninho Jacomel, de Alto Caparaó, falou representando os Prefeitos mineiros, discorrendo sobre a importância do Parque no contexto nacional e lembrou que o Parque e o turismo "carecem de maiores investimentos dos Estados e União" e arrematou pedindo maior empenho para a criação da Estrada Parque.
Ricardo Sovinsk, do ICM Bio, responsável pelos parques do Brasil disse que naquele instante trazia um abraço do Instituto ao Parque, aos seus funcionários e a todos aqueles que residem em torno do Parque, destacando que é importante que haja uma comunhão de Municípios, Estados e Comunidades, pois o Parque é um bem da Nação e da Comunidade. Ricardo disse que o Instituto tem investido na capacitação do pessoal, parabenizou o trabalho desenvolvido por Thais e também dos funcionários, anunciando que foi reiniciado o pagamento de terras em 2010 e que está sendo continuado em 2011, falando também sobre a proximidade da conclusão do Plano de Manejo e arrematou anunciando que deverão ser lançados em breve alguns Editais para a privatização de serviços dentro da Unidade.
O Deputado Sandro locutor disse que a Assembléia capixaba estava à disposição para ajudar na melhoria do Parque e que a presença do Governador do Estado demonstra o interesse do Espírito Santo no Parque Nacional do Caparaó.
Representando a Secretaria de Turismo de Estado de Minas, Jussara Rocha justificou a ausência do Secretário Agostinho Patrus, parabenizou a integração dos dois Estados e disse que o Secretário mandou uma mensagem de que vai ser parceiro para a evolução do Parque.
A Prefeita Claudia Bastos, de Dores do Rio Preto, falando em nome dos Prefeitos capixabas destacou a importância do momento e da participação do Governador Casagrande fazendo um agradecimento ao ex-Ministro José Carlos de Carvalho que inaugurou a portaria pelo lado capixaba, lembrando ainda que "o rio não divida, some" e arrematou agradecendo a presença do Governador e pedindo um viva ao Parque pelos seus 50 anos.
O Governador Casagrande encerrou a solenidade citando os homenageados que, com a visão de futuro, conseguiram que o Parque fosse criado, disse que o Governo do Espírito Santo estará sempre à disposição para colaborar para que o Parque possa ser um lugar permanente de visitação, anunciando que foi iniciada a pavimentação de 9,5 km de Pedra Menina à portaria do Parque. "Esse parque é o ponto de união dos Estados do Espírito Santo e de Minas Gerais e temos que trabalhar juntos por essa importante Unidade.
Ao término de sua fala, Casagrande disse que o seu governo está fazendo um trabalho par a criação de micro-regiões, e aquela será uma delas a ganhar um hospital de média e alta complexidade, um plano de desenvolvimento econômico,  agropecuário e político capaz de gerar oportunidade e finalizou dizendo que esperava estar ali no 51º e 52º aniversário da Unidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário